Notícias /

Governo da Bahia inaugura novo serviço de tomografia em Cajazeiras

09/01/2019 11:25

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) entregou nesta quarta-feira (9), o serviço de tomografia computadorizada do hospital Eládio Lasserre, em Cajazeiras, na capital baiana. A novidade possibilitará ampliar em 30% o volume de cirurgias, e garantir maior precisão no diagnóstico, evitando ainda que pacientes sejam transferidos para outras unidades a fim de realizar exames de alta complexidade.

De acordo com o secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, “esse é o primeiro equipamento de tomografia da unidade hospitalar, que proporciona exames rápidos e com alta resolução. É possível fazer reconstruções em múltiplos planos, inclusive, 3D, ajudando o médico na tomada de decisão e na realização de cirurgias”, explica Vilas-Boas, ao pontuar ainda que o investimento entre obras e equipamentos foi superior a R$ 1,7 milhão.

Para o paciente, a tecnologia representa rapidez e segurança nos resultados, menores doses de radiação e menos tempo de internação. Como os equipamentos possuem uma capacidade superior a 1.200 exames por mês, facilitará a programação cirúrgica dos pacientes.

De acordo com o diretor médico da unidade, Francisco Santana, o hospital possui 156 leitos, sendo 10 de UTI, e atende diversos perfis de pacientes. “Nos casos mais graves, recebemos pacientes em choque, ou seja, aqueles com quadro de politraumatismo, Acidente Vascular Cerebral (AVC), Infarto Agudo, Pós-Cirúrgico ou qualquer outra demanda que precisar de tratamento intensivo”, explica o diretor.

Inaugurado em 1996 e ampliado em 2009, o Hospital Professor Eládio Lasserre atende uma população estimada de 800 mil habitantes dos bairros de Cajazeiras e adjacências, em Salvador. Realiza aproximadamente 6 mil atendimentos entre urgência, emergência e ambulatório, bem como 700 internamentos por mês em diversas especialidades, como clínica médica, pediatria, cirurgia geral e traumatologia. Ainda faz 350 cirurgias e realiza mais de 12 mil exames de imagem e laboratoriais.

Histórico de investimentos

A implantação e renovação do parque de imagem dos hospitais estaduais na Bahia ocorre de modo acelerado. Já foram investidos mais de R$ 120 milhões em obras e na aquisição de equipamentos de ressonância magnética, tomógrafos, raios-x e mamógrafos, por meio da Parceria Público-Privada (PPP) de Imagem. Outro número expressivo é o de exames, que já supera a casa de 1 milhão, desde o início da implantação em 2016.

Com atuação em 11 unidades estaduais, a Rede Brasileira de Diagnóstico (RBD) e o Governo da Bahia, que formam a Parceria Público-Privada (PPP) de Imagem, ampliaram a capacidade de atendimento à população, reduziram custos e promoveram melhorias nos serviços prestados. Os resultados são expressivos e a população é a principal beneficiada, visto que os exames de ambulatório são laudados no máximo em 48 horas, enquanto os exames de urgência e emergência, em uma hora, sendo o tempo máximo admitido de duas horas. Isso é mais ágil que qualquer clínica ou hospital privado.

Atualmente são 15 ressonâncias públicas no Estado, sendo sete da PPP, outras sete instaladas em policlínicas e uma no Hospital Ana Nery. Nos próximos seis meses, outras quatro ressonâncias entrarão em operação com a inauguração de novas policlínicas. Além disso, o melhor tomógrafo do Norte-Nordeste está instalado no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), com 256 detectores. Também são feitas ressonância e tomografia cardíaca, angiotomografia e angioressonância.

Ascom Sesab
Eládio Lasserre/inaugura tomógrafo

Notícias relacionadas