Notícias /

Saúde sem Fronteiras chega à região de Santa Maria da Vitória

17/01/2019 11:12

A partir de hoje (16), o projeto Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama, iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), chega aos municípios de Cocos e Santana, na região de Santa Maria da Vitória, com o objetivo de atender mulheres com idade entre 50 e 69 anos, para a realização de exames de mamografia.

O atendimento começa às 7 da manhã e prossegue até as 18h. Para serem atendidas, as mulheres devem levar um documento de identidade, o Cartão SUS e um comprovante de endereço no município. De acordo com a Diretoria de Projetos Estratégicos (Dipro), da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em Cocos, 1.076 mulheres devem ser atendidas pela estratégia, enquanto em Santana, a meta de atendimento é estimada em 1.642 mulheres, que se encontram dentro da faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde como a mais propensa ao aparecimento do câncer de mama.

No município de Cocos, a unidade móvel do Saúde sem Fronteiras estará estacionada na Praça da Juventudade, em frente a Secretaria de Saúde, no Centro, até o próximo dia 24. Em Santana, o atendimento prossegue até o dia 29, na Praça de Eventos Aurelino da Silva Braga Filho (Léo Braga).

Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia. Este programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de atendimento, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

O Saúde sem Fronteiras, projeto da Sesab, tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando a integralidade do atendimento.

Notícias relacionadas