Notícias /

Profissionais do HGRS recebem treinamento para inserção de cateter percutâneo

06/02/2019 14:58

Enfermeiros e médicos assistenciais das áreas de terapia intensiva neonatal, pediátrica e adulto do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) participaram, na manhã de hoje e de ontem (6 e 5), do Curso de Habilitação em Cateter Percutâneo (PICC). A atividade, que envolve aulas teóricas e práticas de simulação realística, está em sua terceira edição e faz parte do Programa de Aperfeiçoamento Profissional de Enfermagem (Pape-HGRS).

O cateterismo percutâneo – conforme explica a enfermeira Nalmy Celia da Costa Melo, coordenadora da UTI NEO do HGRS e instrutora do curso – consiste em uma tecnologia do cuidado de enfermagem dentro do plano terapêutico infusional dos pacientes internados em unidades hospitalares. “Ao habilitar o maior número de enfermeiros assistenciais para a passagem e manejo do PICC, contribuímos para a melhoria da assistência oferecida”, acrescenta ela.

A expectativa é ampliar o alcance da capacitação, de acordo com Márcia Fernandes, supervisora de enfermagem da linha de cuidados materno-infantil do HGRS. “Tendo em vista que o Roberto Santos é o maior hospital das regiões Norte e Nordeste do país e também um hospital-escola de referência, a realização deste curso é importante para contribuir com a formação de profissionais de todo estado, visando melhorias progressivas na assistência oferecida ao usuário do serviço especializado”, destaca.

Está programada para os dias 9 e 10 de julho a próxima edição do Curso de Habilitação em Cateter Percutâneo do HGRS. A ação conta, ainda, com as enfermeiras Camila Bahia e Ingrid Negrão como instrutoras.

 Ascom HGRS

Notícias relacionadas