Notícias /

Bloquinho de Carnaval do Cepred desfila no Pelourinho

13/02/2019 17:13

O Carnaval já chegou para os pacientes do Centro de Prevenção e Reabilitação da Pessoa com Deficiência (Cepred). É que nesta terça e quarta-feira (12 e 13) a equipe de reabilitação intelectual da unidade levou as crianças e os adolescentes para o Pelourinho, onde saíram num bloquinho organizados pela equipe do Cepred.

Fantasiadas de bailarina, joaninha, unicórnio, sambista, borboleta e pirata, as crianças desfilaram por algumas ruas do Centro Histórico de Salvador. O objetivo da ação, explicou a psicóloga Jamile Chastinet, é “promover a socialização e interação dessas crianças”, fazendo com que o tratamento são se restrinja apenas às dependências de um consultório.

Ela contou que todos se envolvem nas ações promovidas pelo Cepred, hoje, por exemplo, “o grupo é composto por fonoaudiólogo, psicólogo, terapeuta ocupacional, assistente social”.

E o mais importante é que os pais apoiam a iniciativa. A dona de casa Luciene Santos Silva saiu de Pojuca para trazer o seu filho caçula (T.S), de seis anos, para participar das atividades no Pelourinho. “É muito importante essas atividades, pois eles gostam, acabam se soltando, interagindo, veja como ele está até dançando”.

Cepred: Unidade do Sistema Único de Saúde (SUS) de Referência Estadual, que tem como objetivo desenvolver ações de prevenção secundária, reabilitação e assistência às pessoas com deficiência física, auditiva, mental e com ostomias, de forma integral, com equipe multiprofissional, num enfoque interdisciplinar, através de ações de média e alta complexidade. Também desenvolve ações de capacitação de Recursos Humanos da rede de serviços, realiza estudos e pesquisas relacionadas à questão da deficiência, além de constituir campo de estágio para formação e o aprimoramento profissional.

 Ascom/Sesab
Cepred/Carnaval