Notícias /

UPA transforma a realidade do atendimento à saúde em São Caetano

15/02/2019 11:37

Modernidade, conforto, qualidade no atendimento e satisfação. Essa é a realidade encontrada pelos pacientes que utilizam os serviços da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São Caetano, na capital baiana. Administrada pela Fundação da Associação Bahiana de Medicina (Fabameb) há cinco meses, a unidade que recebeu investimentos do Governo da Bahia superiores a R$ 2 milhões entre obras e equipamentos, já registrou 45 mil atendimentos e tem mantido índices de satisfação superiores a 94%, fruto do treinamento da equipe no acolhimento e resolutividade dos problemas de saúde da comunidade.

A dona de casa e moradora do bairro, Maria de Lourdes, 63 anos, é uma das usuárias que atestam os bons serviços prestados na UPA. Ela procurou o local após sentir dores abdominais e recebeu o diagnóstico de pancreatite. “Fui atendida imediatamente e só tenho elogios com a equipe de médicos, enfermeiros e técnicos. Não tive problema com nenhum procedimento e, graças a Deus, estou me recuperando bem, após a assistência recebida”, afirma.

De acordo com o superintendente da Fabamed, José Saturnino Rodrigues, o foco da equipe sempre é o acolhimento humanizado e a resolutividade. “A população tem que receber bons serviços sempre e uma ferramenta que auxiliar o aperfeiçoamento contínuo é a pesquisa de satisfação”, afirma o superintendente.

Estrutura 

A equipe da UPA 24h tipo 1 é formada por 84 profissionais, que atuam no atendimento de urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. A estrutura conta com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Além disso, a unidade presta o primeiro atendimento aos casos de natureza cirúrgica e de trauma, estabilizando os pacientes e realizando a investigação diagnóstica inicial, de modo a definir, em todos os casos, a necessidade ou não de encaminhamento aos serviços hospitalares de maior complexidade.

Notícias relacionadas