Equipe do Hospital Regional de Juazeiro realiza encontro de paciente e irmãos que não tinham contato há mais de vinte anos

18/02/2019 13:53

A equipe do Serviço Social em uma unidade hospitalar tem um papel fundamental no sentido de orientar pacientes e acompanhantes. Mas no caso da paciente Dilza dos Santos Araújo, 52 anos, cuja necessidade era um transplante de medula óssea, a atuação da equipe do serviço social e de psicologia do Hospital Regional de Juazeiro foi além de um acolhimento humanizado.

A equipe, na última quarta-feira (13), iniciou-se a procura pelos familiares da paciente com o objetivo de encontrar um doador compatível. Foi quando conseguiram localizar os cinco irmãos da paciente que há mais de 20 anos não se viam.

A assistente social, Jusciara de Cássia, informou que todas as ações do serviço social e de psicologia do HRJ estiveram voltadas para o encontro dos irmãos que, segundo dona Dilza, não tinha contato durante todos esses anos.

“Conseguimos realizar o encontro de dona Dilza com os cinco irmãos. Um momento emocionante, inclusive, para toda equipe do hospital, assim como, para a paciente e seus irmãos depois de 20 anos. Ver a alegria de dona Dilza foi maravilhoso”, conta Jusciara.

Já Tatiane Torres, psicóloga do HRJ, ressaltou que o encontro também contribuiu de maneira positiva para o bem da paciente. “Quando o paciente está debilitado, em um ambiente hospitalar, a tendência é ficar mais fragilizado e a presença da família é importante e contribui satisfatoriamente durante esse processo de restabelecimento da saúde”, avaliou.

Fonte: Ascom HRJ