Profissionais do Hospital Regional de Juazeiro orientam sobre a prevenção e o uso correto do jaleco

18/02/2019 14:15

Profissionais do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) e da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) estão orientando os colaboradores do Hospital Regional de Juazeiro (HRJ) sobre o controle de infecção hospitalar e o uso correto do jaleco.

Para prevenir a infecção hospitalar, as principais recomendações envolvem hábitos e cuidados dos pacientes e dos profissionais de saúde, além dos protocolos internos dos serviços de saúde. Lembrando que as infecções adquiridas em serviços de saúde podem ser provocadas também por falha nos procedimentos realizados pelos profissionais de saúde.

O enfermeiro, membro da CCIH, João Araújo, ressalta que o objetivo da campanha é sensibilizar médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e nutricionistas sobre a correta utilização do jaleco.

“As vestimentas de biossegurança utilizadas pelos profissionais de saúde são de uso exclusivo nos locais de trabalho. Ou seja, o uso do jaleco deve ser restrito ao ambiente de trabalho do profissional, pois é um Equipamento de Proteção Individual (EPI) usado para resguardar profissionais e pacientes dos microrganismos presentes no ambiente hospitalar”, explica Araújo.

O enfermeiro lembra que a Norma Regulamentadora NR 32 tem por finalidade estabelecer as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral.

Além das orientações, o grupo montou um estande na entrada do HRJ com as seguintes orientações: Não sair de um local privativo como, por exemplo, centro cirúrgico, unidades de terapia intensiva com o jaleco; Os jalecos são usados para formar uma barreira de proteção e reduzir o risco de transmissão de microrganismos. Previnem a contaminação das roupas, protegendo a pele da exposição a sangue e fluidos corpóreos, salpicos e derramamentos de material infectado; Uso de jaleco é permitido somente nas áreas de trabalho; Os jalecos nunca devem ser colocados no armário onde são guardados objetos pessoais, entre outros.

Ascom HRJ
/Juazeiro/uso do jaleco