Trabalhadores do CAS experimentaram a importância do riso para a saúde

21/02/2019 14:58

Viver na prática os benefícios do riso – a sabedoria popular diz que o riso é o melhor remédio, atualmente tão utilizado para ajudar pessoas hospitalizadas – foi a oportunidade que trabalhadores do Cedeba, Cepred, Creasi, Divisa e Divep tiveram na tarde de ontem, na sala de reunião do Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba), com “Yoga do Riso”. A terapia pode ser aplicada em duplas ou individualmente, em todas as faixas etárias: da criança ao idoso, inclusive para pessoas acamadas.

O trabalho que teve como facilitadora a enfermeira e educadora social, Sebastiana Santos de Araújo, foi uma realização conjunta dos Serviços Integrados de Atenção à Saúde do Trabalhador(SIAST) de unidades que funcionam no Centro de Atenção à Saúde (CAS), da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

A “Yoga do Riso”, segundo explicou Sebastiana Araújo,é uma terapia lúdica que se insere no âmbito das Práticas Integrativas e Complementares do Sistema Único de Saúde (SUS), funcionando como âncora da meditação. Explicou que a meditação precisa ser representada por um pensamento e o riso é um dos caminhos.

Segundo a enfermeira há muitos trabalhos publicados desde a década de 30 sobre a importância do riso no tratamento de doenças. Pesquisas mais recentes também apontam o riso como recurso importante que ajuda a melhora r a saúde de pessoas com diabetes e com problemas relacionadas à baixa de imunidade.

Graduada em Enfermagem pela Universidade Católica de Salvador (UCSAL), Sebastiana tem formação em Educadora Social (UFBA) e tem dois trabalhos publicados sobre Educação e Saúde. Ela tem contribuição na publicação “Yoga do Riso”, do advogado Sandro Lobo, que será lançada no próximo dia 15 de março na Casa Amarela, em Itapuã.

Os benefícios do riso:

Ascom do Cedeba