Notícias /

Ações da Sesab no segundo dia de Carnaval

02/03/2019 18:20

Nos dois primeiros dias de Carnaval em Salvador, os hospitais da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) registraram, até 18 horas deste sábado (02), um total de 30 ocorrências relacionadas à festa. O maior número foi por conta de agressão física, com 21 registros. O Hospital Geral do Estado (HGE) foi responsável pelo maior número de atendimentos – 26.

Os postos de testagem para infecções sexualmente transmissíveis iniciaram o atendimento às 16 horas de ontem e atenderam, até hoje, 217 pessoas, realizando os seguintes procedimentos: 217 testes para HIV, com um caso confirmado; 217 testes para sífilis, com 11 reagentes; 217 testes para Hepatite B, sem nenhum caso reagente, e 217 testes para Hepatite C, sem nenhum caso reagente. Foram distribuídos 17.440 preservativos masculinos e 6.000 unidades de gel lubrificante.

Todos os testes que apresentarem resultado positivo receberam as orientações e encaminhamento para início do tratamento. Os postos de testagem e aconselhamento funcionam das 16 horas até 1h do dia seguinte, na avenida Centenário (Barra) e na avenida Ademar de Barros (Ondina), e também em Porto Seguro. Esse ano a Sesab, em ação inédita, oferece internet sem fio de alta velocidade para os foliões que retirarem preservativos nos locais de distribuição. Os postos fixos disponibilizarão o serviço e, além destes pontos, haverá promotores nas ruas e avenidas dos circuitos, que utilizarão uma mochila que compartilha wi-fi gratuitamente.

Reforço nos plantões em hospitais da capital e do interior, instalação de três estandes de testagem rápida nos circuitos de Salvador e Porto Seguro que detectam HIV, sífilis e hepatites B e C, distribuição de preservativos, campanhas educativas voltadas para a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis e doação de sangue são algumas ações da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) para o período do Carnaval 2019, representando um investimento em torno de R$2,5 milhões.

ATENDIMENTOS

No segundo dia de Carnaval, a Sesab registrou o encaminhamento de pacientes para o Hospital Geral do Estado (18), Eládio Lasserre (1) e Ernesto Simões Filho. Al´rm desses hospitais e da Unidade de Emergência do Curuzu, os hospitais Geral Roberto Santos, Ernesto Simões Filho e Subúrbio receberam reforço de plantões para atenderem as demandas do período da folia.

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Pirajá e Cajazeiras, estão sendo monitoradas por profissionais da Sesab, a fim de verificar o funcionamento e possíveis necessidades de transferência de pacientes para unidades de maior complexidade. O HGE, além de manter seu setor de urgência e emergência em pleno funcionamento, conta com outro equipamento à disposição da população, que é o Centro de Atendimento de Múltiplas Vítimas, que, em poucos minutos, transforma o estacionamento coberto do HGE em uma imensa emergência hospitalar, apto para receber e tratar mais de 25 vítimas simultaneamente.

HEMOBA NO CARNAVAL

Com o slogan “Essa letra não pode faltar no Carnaval, doe sangue”, a campanha da Hemoba para captação de bolsas de sangue para o Carnaval de 2019 tem como objetivo reforçar o estoque e garantir o atendimento tranquilo e seguro das possíveis demandas emergenciais durante o período da folia. No balanço parcial de quinta-feira até hoje, 341 candidatos se habilitaram para a doação, sendo captadas 247 bolsas de sangue e registrados 30 cadastros de doadores de medula óssea. Hoje (sábado), a Hemoba funcionou até 12h30, e recebeu 61 candidatos à doação, coletou 53 boldas de sangue e cadastrou seis doadores de medula óssea. O posto de coleta da Hemoba, na Avenida Vasco da Gama, em Salvador, funcionou normalmente até ontem (sexta-feira) (01). Hoje, funcionou das 7h30 às 12h30, fecha amanhã (domingo), voltando a funcionar normalmente na segunda e terça-feira (4 e 5), das 7h30 às 18h30. Na quarta-feira de cinzas, começará o atendimento a partir das 13h.

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

Um lugar para ser acolhida e receber todo o suporte necessário em casos de violência sexual. O Serviço AME, localizado no Hospital da Mulher, no Largo de Roma, em Salvador, acolhe integralmente as mulheres e adolescentes a partir dos 12 anos que forem expostas a situações de abusos e violência sexual. Em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM-BA), o Hospital da Mulher também disponibilizará, através do Serviço de Atendimento às Mulheres Expostas à Violência Sexual (AME), uma Unidade Móvel com equipe multidisciplinar para acolhimento e atendimento de mulheres em situação de violência nos circuitos do Carnaval 2019, em Salvador. Localizada na Avenida Adhemar de Barros, em Ondina, a Unidade Móvel atua até terça-feira (5), das 10h às 23 horas. As mulheres atendidas terão acompanhamento com psicóloga, assistente social e advogada, e encaminhamento de ocorrências médicas para o Hospital da Mulher.

VIGILÂNCIA SANITÁRIA

Equipes da vigilância sanitária da Sesab estão realizando ações, com o objetivo de identificar e monitorar o risco sanitário nos estabelecimentos de saúde e de interesse da saúde, bem como desenvolver ações preventivas e educativas nas áreas de atuação da Vigilância Sanitária (VISA) Estadual, relacionados diretamente com os festejos do carnaval.

Nesse sentido, foram realizadas ações em estabelecimentos de hotelaria, voltadas para prevenção do HIV, Aids e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), bem como avaliação dos riscos e agravos potenciais à saúde da população, visando subsidiar as ações de Vigilância Sanitária e Ambiental, no que se refere às Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA). Na ação, já foram fiscalizados 16 estabelecimentos e distribuídas 2.880 unidades de preservativos.

Durante as ações foram identificados alguns estabelecimentos com alvará sanitário vencido, contudo apresentaram protocolo de solicitação de renovação na VISA municipal. Na ocasião, os responsáveis pelos estabelecimentos também foram orientados quanto a realização de ações de controle do mosquito Aedes Aegypti e ações educativas voltadas para a Campanha #ZiKaZero do Ministério da Saúde.

CORREGEDORIA

Para garantir o cumprimento das escalas dos plantões, a corregedoria da Sesab está fazendo vistorias nas unidades do estado durante o período de Carnaval. Nas últimas 24 horas, foram fiscalizadas pelas equipes da Corregedoria oito unidades de rede estadual, resultando na notificação de 23 profissionais.

Ascom/Sesab
Carnaval/dia02 

Notícias relacionadas