Terceiro dia de carnaval na Bahia

03/03/2019 18:06

É carnaval e brincar com segurança é o lema que a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) prega. Nesses dias da folia momesca (de 28/02 a 02/03), foram distribuídos 400 mil preservativos.

Este ano também a Sesab, através da Superintendência de Vigilância e Proteção à Saúde (Suvisa), colocou à disposição da população dois postos de testagem que, em apenas 20 minutos e com algumas gotinhas de sangue, retiradas de uma furadinha no dedo, permite detectar infecções sexualmente transmissíveis (IST), como HIV/Aids, sífilis, além das hepatites virais (Be C).

Ontem (02/03), segundo dia oficial do carnaval, foram realizados 248 atendimentos nos seguintes procedimentos: 248 testes para HIV, com cinco casos confirmados; 248 testes para Sífilis, com 30 reagentes; 248 testes para Hepatite B, sem nenhum caso reagente e 248 testes para Hepatite C, sem nenhum caso reagente.

Nos dois dias de atendimento, nos postos que estão localizados na Avenida Centenário (Barra) e na Avenida Adhemar de Barros (Ondina) foram contabilizados 465 atendimentos, com um total de seis confirmações para HIV, 41 reagentes para Sífilis e nenhum caso reagente para as Hepatites B e C. Todas as pessoas que tiveram testes com resultado positivo receberam as orientações e encaminhamento para início do tratamento. Os postos de testagem e aconselhamento funcionam das 16 horas até 1h do dia seguinte. No interior do estado, em parceria com a prefeitura municipal, também funciona um posto de testagem em Porto Seguro.

Nas últimas 72 horas, nove pessoas solicitaram atendimento para Profilaxia Pós-Exposição (PEP). Destas, duas foram decorrentes de violência sexual e uma por acidente perfurante no circuito do carnaval.

Atendimento nas unidades de saúde da Sesab

A Sesab montou um esquema especial de plantões para o carnaval nas unidades hospitalares, com o objetivo de prestar um atendimento mais rápido em caso de necessidade do folião. Nesse esquema estão os hospitais Geral do Estado (HGE), Roberto Santos, Eládio Lasserre, Ernesto Simões Filho, em Salvador, e o Menandro de Faria, em Lauro de Freitas, além da unidade de emergência do Curuzu.

Hoje, terceiro dia do carnaval, até as 18h, foram realizados 23 atendimentos oriundos do circuito do carnaval. Desses, 13 foram realizados no HGE, oito (8) no Eládio Lasserre, e no Menandro de Faria e Roberto Santos um atendimento em cada.

Desde o início oficial do carnaval (28/02) até o momento, foram realizados 64 atendimentos. O HGE foi a unidade que mais atendeu (45). Agressão física foi responsável por fazer 42 vítimas.

Corregedoria da Saúde atua no carnaval

A equipe da Corregedoria da Saúde (CGS), com o objetivo de monitorar basicamente a frequência dos servidores, está atuando em todos os dias do carnaval nos hospitais e unidades de emergência da Rede Própria da Sesab.

Ontem (02/03), as equipes realizaram 16 inspeções nas unidades, tendo notificado 12 servidores. Esse trabalho foi iniciado na última quinta-feira (28/02) e, nesses três dias, os técnicos visitaram três unidades de saúde, tendo sido realizadas 35 inspeções, com 37 servidores notificados.

Serviço AME no atendimento à mulher

Um lugar para ser acolhida e receber todo o suporte necessário em casos de violência sexual. O Serviço AME, localizado no Hospital da Mulher, no Largo de Roma, em Salvador, acolhe integralmente as mulheres e adolescentes a partir dos 12 anos que forem expostas a situações de abusos e violência sexual. Em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM-BA), o Hospital da Mulher também disponibilizará, através do Serviço de Atendimento às Mulheres Expostas à Violência Sexual (AME), uma Unidade Móvel com equipe multidisciplinar para acolhimento e atendimento de mulheres em situação de violência nos circuitos do Carnaval 2019, em Salvador. Localizada na Avenida Adhemar de Barros, em Ondina, a Unidade Móvel atua até terça-feira (5), das 10h às 23 horas. As mulheres atendidas terão acompanhamento com psicóloga, assistente social e advogada, e encaminhamento de ocorrências médicas para o Hospital da Mulher.

Doação de sangue no carnaval

Hoje o Hemoba não está funcionando para doação de sangue, mas amanhã (segunda-feira) retorna ao atendimento normal das 7h30 às 18h30. Com o tema: “Essa letra não pode faltar no seu carnaval. Doe sangue!”, a Hemoba vem atendendo a todos que querem fazer suas doações de sangue e se cadastrar para doação de medula óssea.

No balanço parcial de quinta-feira até ontem (02/03), 341 candidatos se habilitaram para a doação, sendo captadas 247 bolsas de sangue e registrados 30 cadastros de doadores de medula óssea. Ontem (sábado), a Hemoba funcionou  até 12h30 e recebeu 61 candidatos à doação, coletou 53 bolsas de sangue e cadastrou seis doadores de medula óssea.