Notícias /

Ações da Sesab no quarto dia de Carnaval

04/03/2019 18:12

Mil duzentos e vinte testes rápidos para diagnóstico para HIV, Sífilis e Hepatites Virais (B e C) foram realizados nos três primeiros dias de funcionamento dos dois postos de testagem e aconselhamento instalados pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), nas Avenidas Centenário, na Barra, e Adhemar de Barros, em Ondina para atender aos foliões durante o período de Carnaval. Foram contabilizados nove testes positivos para HIV, 65 reagentes para Sífilis e nenhum caso reagente para Hepatites B e C.

Nos postos, foram distribuídos ontem (domingo), 28.800 preservativos masculinos e 8.000 unidades de gel lubrificante, totalizando, nesses três dias de Carnaval, 64.440 preservativos e 20.000 unidades de gel lubrificante. Somente ontem, dia 03, foram realizados nos dois postos um total de 305 atendimentos por pessoa, sendo realizados 305 testes para HIV, com três casos confirmados; 305 testes para Sífilis, com 24 reagentes; 305 testes para Hepatite B, sem nenhum caso reagente, e 305 testes para Hepatite C, sem nenhum caso reagente.

No mesmo período  (de sexta-feira até ontem), foram atendidas 27 pessoas para Profilaxia Pós-Exposição (PEP). Destas, cinco foram decorrentes de violência sexual, sendo duas delas menores de idade (15 e 17 anos), duas por acidente perfurante no circuito do carnaval e 20 por sexo desprotegido.

Teste rápido

A instalação de três estandes para testagem rápida nos circuitos de Salvador e Porto Seguro, detectando casos de HIV, sífilis e hepatites B e C, distribuição de preservativos, campanhas educativas voltadas para a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis e doação de sangue, além do reforço nos plantões em hospitais da capital e interior são algumas ações que a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) está desenvolvendo no período do Carnaval 2019, representando um investimento em torno de R$2,5 milhões.

No caso dos testes para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), os postos de testagem e aconselhamento funcionam de 16 horas até 1 hora do odia seguinte. Todas as pessoas que tiverem resultado positivo recebem as orientações e encaminhamento para início do tratamento. Esse ano, em ação inédita, a Sesab oferece internet sem fio de alta velocidade para os foliões que retirarem preservativos nos locais de distribuição. Os postos fixos disponibilizam o serviço e, além destes pontos, haverá promotores nas ruas e avenidas dos circuitos, utilizando uma mochila que compartilha wi-fi gratuitamente.

Unidades de saúde da Sesab

A Sesab montou um esquema especial de plantões para o carnaval nas unidades hospitalares, com o objetivo de prestar um atendimento mais rápido em caso de necessidade do folião. Os hospitais Geral do Estado (HGE), Roberto Santos, Eládio Lasserre e Ernesto Simões Filho, em Salvador, e o Menandro de Faria, em Lauro de Freitas, estão nesse esquema especial, além da unidade de emergência do Curuzu.

Hoje, até as 18h, foram realizados 17 atendimentos relacionados à folia. Desses, 13 foram realizados no HGE, dois no Eládio Lasserre, e um no Menandro de Faria e no Roberto Santos. Desde o início oficial do carnaval (28/02) até 18 horas de hoje, foram realizados 91 atendimentos nas unidades da Sesab. O HGE foi a unidade que mais atendeu (65), seguido do Eládio Lasserré (11). O maior número de atendimentos foi decorrente agressão física – 54.

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Pirajá e Cajazeiras, estão sendo monitoradas por profissionais da Sesab, a fim de verificar o funcionamento e possíveis necessidades de transferência de pacientes para unidades de maior complexidade. O HGE, além de manter seu setor de urgência e emergência em pleno funcionamento, conta com outro equipamento à disposição da população, que é o Centro de Atendimento de Múltiplas Vítimas, que, em poucos minutos, transforma o estacionamento coberto do HGE em uma imensa emergência hospitalar, apto para receber e tratar mais de 25 vítimas simultaneamente.

Vigilância Sanitária

Equipes da vigilância sanitária da Sesab também estão atuando, visando monitorar o risco sanitário nos estabelecimentos de saúde e de interesse da saúde, bem como desenvolver ações preventivas e educativas nas áreas de atuação da Vigilância Sanitária (VISA) Estadual, relacionados com os festejos do carnaval. Desde o início do Carnaval até ontem (3), foram realizadas ações em 57 estabelecimentos de hotelaria voltadas para prevenção do HIV, Aids e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), bem como avaliação dos riscos e agravos potenciais à saúde da população, onde foram distribuídas 9.072 unidades de preservativos masculinos.

Esse ano, também foram implementadas ações de inspeção nas produções de alimentos, visando a segurança alimentar nestes estabelecimentos, assim como nas áreas de processamento de roupas de uso coletivo (lavanderias). Os responsáveis por esses estabelecimentos foram orientados quanto à realização de ações de controle do mosquito Aedes Aegypti. Ainda estão sendo identificados estabelecimentos sem alvará sanitário atualizado ou alguns com a licença já expirada.

Com relação ao controle de DTAs, foram realizadas sete visitas técnicas junto a Concessionária de Alimentos e nos locais de recebimento, armazenamento e distribuição dos Kit lanches dos policiais que estão trabalhando nos circuitos.

Corregedoria da Saúde no Carnaval

A equipe da Corregedoria da Saúde (CGS) da Sesab está atuando com o objetivo de monitorar frequência dos servidores, em todos os dias do carnaval nos hospitais e unidades de emergência da Rede Própria da Sesab. Ontem (03/03), as equipes realizaram 16 inspeções nas unidades, tendo notificado 15 servidores. Esse trabalho foi iniciado na última quinta-feira (28/02) e, nesses quatro dias, os técnicos visitaram três unidades de saúde, realizando 51 inspeções.

Serviço AME no atendimento à mulher

Um lugar para ser acolhida e receber todo o suporte necessário em casos de violência sexual. O Serviço AME, localizado no Hospital da Mulher, no Largo de Roma, em Salvador, acolhe integralmente as mulheres e adolescentes a partir dos 12 anos que forem expostas a situações de abusos e violência sexual. Em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM-BA), o Hospital da Mulher também disponibilizará, através do Serviço de Atendimento às Mulheres Expostas à Violência Sexual (AME), uma Unidade Móvel com equipe multidisciplinar para acolhimento e atendimento de mulheres em situação de violência nos circuitos do Carnaval 2019, em Salvador. Localizada na Avenida Adhemar de Barros, em Ondina, a Unidade Móvel atua até terça-feira (5), das 10h às 23 horas. As mulheres atendidas terão acompanhamento com psicóloga, assistente social e advogada, e encaminhamento de ocorrências médicas para o Hospital da Mulher.

Doação de sangue no carnaval

A Fundação Hemoba não funcionou ontem, domingo, para atender aos doadores de sangue, mas hoje (segunda-feira) retomou o atendimento normal das 7h30 às 18h30. Com o tema: “Essa letra não pode faltar no seu carnaval. Doe sangue!”, a Hemoba vem atendendo a todos que querem fazer suas doações de sangue e se cadastrar para doação de medula óssea.

Hoje, até 18 horas, a Hemoba recebeu 75 candidatos à doação, resultando na coleta de 46 bolsas de sangue. Foram cadastrados três doadores de medula óssea.

Desde a última quinta-feira, 416 candidatos se habilitaram para a doação, sendo captadas 293 bolsas de sangue e registrados 33 cadastros de doadores de medula óssea.

Sesab Ascom
/carnaval/segunda

Notícias relacionadas