Notícias /

Mais de 600 mil preservativos distribuídos no carnaval

05/03/2019 18:31

Nesta terça-feira, último dia do carnaval, até as 18h, o Sistema de Ocorrências da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) registrou 16 atendimentos nas unidades hospitalares, de pacientes oriundos do circuito da festa. Como em todos os anos, o Hospital Geral do Estado (HGE) foi a unidade que mais recebeu pacientes.

Do dia 1o até hoje (dia 5), às 18h, foram registradas 123 ocorrências no circuito do carnaval. O HGE atendeu 88 pacientes, seguido pelo Hospital Ernesto Simões Filho (16), Hospital Eládio Lasserre (13), Hospital Menandro de Faria (1), Unidade de Emergência do Curuzu (4) e o Hospital Geral Roberto Santos (1).

Agressão física foi responsável por 73 ocorrências. Foram registradas 12 agressões com arma de fogo e 11 quedas. Oito (08) agressões por arma branca. Seis (6) pacientes tiveram intoxicação exógena e seis (6) tiveram complicações por doença preexistente. Foram cinco (5) atropelos e dois (2) pacientes vítimas de colisão/abalroamento.

Vigilância Epidemiológica e Sanitária

Nos quatro dias de carnaval, as equipes da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) que atuam nos Postos de Testagem localizados na Avenida Centenário (Barra) e na Avenida Adhemar de Barros (Ondina) realizaram 4.464 testes para Sífilis, HIV, e Hepatites B e C. De acordo com os resultados, foram confirmados 14 testes positivos para HIV, 95 reagentes para Sífilis, dois reagentes para Hepatite B e cinco reagentes para Hepatite C.

Em Porto Seguro, em parceria com a prefeitura municipal, a Sesab também montou um posto de testagem. Até o momento foram realizados 1.088 testes, com 26 resultados reagentes para Sífilis e um caso suspeito para Hepatite C.

Nos postos de testagem, foram distribuídos ontem (04/03) 24.000 preservativos masculinos e 6.000 unidades de gel lubrificante, totalizando nesses quatro dias, 88.440 preservativos e 24.000 unidades de gel lubrificante. Nos quatro dias de Carnaval foram distribuídos mais de 600 mil preservativos.

Nas últimas 120 horas foram registradas 34 pessoas para atendimento para Profilaxia Pós-Exposição (PEP). Destas, cinco foram decorrentes de violência sexual, sendo duas por acidente perfurante no circuito do carnaval e 27 por sexo desprotegido.

Os técnicos da Sesab visitaram ontem (04/03) mais 35 estabelecimentos de hotelaria, realizando ações voltadas para a prevenção do HIV, Aids e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), bem como avaliação dos riscos e agravos potenciais à saúde da população. Também foram distribuídos 5.328 unidades de preservativos masculinos. Nos quatro dias de carnaval foram fiscalizados 136 estabelecimentos hoteleiros, em Salvador e Região Metropolitana.

Também foram implementadas ações de inspeção na produção de alimentos no setor hoteleiro, visando a segurança alimentar dos foliões, assim como nas áreas de processamento de roupas de uso coletivo (lavanderias). Na ocasião, também foram passadas orientações quanto à realização de ações de controle do mosquito Aedes Aegypti.

Nos dias de carnaval, os técnicos da Diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa) deu seguimento ao monitoramento de riscos das unidades de saúde que prestam serviços de urgência e emergência, com vistas à tomada de decisão para resposta oportuna, sendo inspecionadas 11 unidades hospitalares, com ênfase nos serviços de emergências (15), Central de Material e Esterilização (11), e Serviços de Raios X (03). Em alguns serviços foram identificadas algumas não conformidades que não representavam risco imediato aos usuários e que estão sendo corrigidas ao longo do processo de desenvolvimento das atividades.

O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-BA), que atua no apoio diagnóstico de análise de produtos, em parceria com a vigilância sanitária, bem como na realização de ensaios relacionados às doenças e agravos de interesse para a saúde pública, recebeu ontem (04/03) quatro amostras para serem analisadas, procedentes de Salvador, Juazeiro e Feira de Santana. Nesses dias da folia, o Lacen recebeu 13 amostras para análises.

Corregedoria da Saúde presente no carnaval

A equipe da Corregedoria da Saúde (CGS), com o objetivo de monitorar basicamente a frequência dos servidores, está atuando em todos os dias do carnaval nos hospitais e unidades de emergência da Rede Própria da Sesab.

Ontem (04/03), as equipes realizaram 16 inspeções nas unidades, tendo notificado 238 servidores. Esse trabalho foi iniciado na última quinta-feira (28/02) e, nesses cinco dias, os técnicos visitaram três unidades de saúde, tendo sido realizadas 67 inspeções nas unidades, com 1.046 servidores inspecionados. Desses, 79 foram notificados.

Serviço AME no atendimento à mulher

Um lugar para ser acolhida e receber todo o suporte necessário em casos de violência sexual. O Serviço AME, localizado no Hospital da Mulher (HM), no Largo de Roma, em Salvador, acolhe integralmente as mulheres e adolescentes a partir dos 12 anos que forem expostas a situações de abusos e violência sexual. Neste carnaval, o HM atendeu quatro (4) mulheres vítimas de violência sexual.

Em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM-BA), o Hospital da Mulher disponibiliza, através do Serviço de Atendimento às Mulheres Expostas à Violência Sexual (AME), uma Unidade Móvel com equipe multidisciplinar para acolhimento e atendimento de mulheres em situação de violência nos circuitos do Carnaval 2019, em Salvador.

Localizada na Avenida Adhemar de Barros, em Ondina, a Unidade Móvel atua até hoje (terça-feira), das 10 às 23 horas. As mulheres atendidas terão acompanhamento com psicóloga, assistente social e advogada, e encaminhamento de ocorrências médicas para o Hospital da Mulher.

Doação de sangue

A Hemoba funcionou nos dias de carnaval para que as pessoas pudessem fazer suas doações de sangue. Do dia 28/02 até hoje (05/03), 456 candidatos compareceram ao Hemocentro para doar sangue. Foram coletadas 324 bolsas de sangue e feitos 37 cadastros de medula óssea. Amanhã, quarta-feira de Cinzas, a Hemoba estará fechada pela manhã, reabrindo às 12h30.

Ascom Sesab
/carnaval/terça-feira

Notícias relacionadas