Notícias /

Hospital do Subúrbio participa de capacitação do projeto DONORS para potencializar doação de órgãos

14/03/2019 09:45

Unidade de destaque na captação de órgãos na Bahia, o Hospital do Subúrbio foi umas das instituições de saúde do país selecionadas pelo Sistema Nacional de Transplantes (SNT) para participar do Curso de Imersão em Comunicação em Situações Críticas, iniciativa que integra o projeto DONORS – Estratégias para otimizar a assistência aos potenciais doadores. O projeto é liderado pelo Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre (RS), em parceria com o Ministério da Saúde, através de recursos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS).

Dois profissionais do Hospital do Subúrbio estarão reunidos em Porto Alegre, no dia 29 de março, com demais profissionais da saúde de todo Brasil, para desenvolverem suas habilidades de comunicação na abordagem à família do potencial doador, bem como no momento de prestar esclarecimentos aos familiares sobre o diagnóstico de morte encefálica e os procedimentos para doação. A identificação e manutenção do potencial doador, o acolhimento da família e uma comunicação clara sobre o processo de doação são fatores fundamentais para o sucesso no aumento do número de doações.

Para Simone Alencar, coordenadora de Serviço Social e membro da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do HS, “participar do curso é uma forma de aprimorar as técnicas de sensibilização quanto ao processo de doação de órgãos”. Simone destaca que no Hospital do Subúrbio o acolhimento é realizado desde a porta de entrada, aproximando a família do hospital e seus profissionais de saúde, o que facilita uma resposta positiva nos casos de potencial doação.

Embora possua alto índice de notificações de morte encefálica, o HS registra taxa de 40% de recusa de doações, dentro da média nacional. No ano passado, o HS apresentou os melhores resultados no estado: foram 89 notificações, sendo 33 doações efetivas de múltiplos órgãos. Na Bahia, foram realizadas 133 doações de órgãos em 2018. O Hospital do Subúrbio também se destacou no número de doação de córnea, registrando 115 doações num total de 518 em todo o estado baiano.

Notícias relacionadas