Colegiado ampliado na Região Nordeste aborda Conferências de Saúde

15/03/2019 14:28

Durante os dias 13 e 14 de março, a Macrorregião de Saúde Nordeste, composta por 33 municípios, discutiu o tema Conferências de Saúde durante as Reuniões do Colegiado de Coordenadores de Atenção Básica (Cocab), realizadas nos municípios de Alagoinhas e Ribeira do Pombal.  Participaram das atividades representantes da gestão (atenção básica, vigilâncias, assistência farmacêutica), representantes dos conselhos municipais de saúde dos segmentos trabalhadores e usuários e técnicos da Diretoria de Atenção Básica (DAB) e Núcleo Regional de Saúde (NRS) Nordeste, como representantes da Secretaria da Saúde do estado (SESAB).

No primeiro encontro realizado em Alagoinhas, com a participação de 60 pessoas, ocorreram discussões sobre o direito à saúde, financiamento e controle social, com os convidados Engracia Lima, técnica do NRS Nordeste, Rafael Barros, professor da Escola de Enfermagem (UFBA) e Marcos Antônio Sampaio, membro do Conselho Estadual de Saúde (CES).

Já em Ribeira do Pompal, o momento contou com 45 participantes, de 14 municípios da região, com as pautas organização das conferências, financiamento e direito a Saúde, conduzidas pelos convidados Nilma Santos, apoiadora DAB, Fábio Guimarães, promotor de justiça do Ministério Público, e César Augusto Figueiredo, juiz da vara cível de Ribeira do Pombal.

Os Cocabs são espaços colegiados de qualificação da Atenção Básica, organizados nas regiões de saúde. “Aqui, além dos colegiados de Atenção Básica, fazemos um ampliado, convidando outras coordenações e setores, quando a temática é abrangente, como neste caso do tema das conferências de saúde”, explicou Samantha Andrade, técnica do NRS.

Fonte: Telessaúde
/ telessaúde/ conferências de saúde