Encontro da Macrorregião Sul sobre Doenças de Transmissão Vetorial

19/03/2019 15:34

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, em conjunto com o Núcleo Regional de Saúde – Sul e Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), realizarão entre os dias 26 e 28 próximos, o Encontro da Macrorregião Sul sobre Doenças de Transmissão Vetorial. O evento tem como principal finalidade proporcionar a atualização das equipes de saúde municipais e regionais, especialmente de Vigilância em Saúde e Atenção Básica, sobre ações de vigilância epidemiológica, diagnóstico, manejo clínico e controle das doenças transmitidas por vetores mais prevalentes nos municípios que compõem a área de abrangência do NRS Sul.

As doenças de transmissão vetorial ainda são responsáveis por elevado índice de mortalidade e morbidade no Brasil e na Bahia. Na Região de Saúde Sul (NRS Sul) do Estado, as doenças transmitidas por vetores de maior importância epidemiológica são as arboviroses (Dengue, Zika e Chikungunya), esquistossomose e leishmanioses. O controle dessas doenças constitui um grande desafio, num contexto de descentralização das ações de prevenção e controle vetorial aos municípios. Por esse motivo, segundo técnicos da Divep, é necessária permanente a formação de profissionais que atuam nas áreas vigilância epidemiológica, ambiental, controle vetorial, entomologia e manejo clínico de casos, a fim de sensibilizá – los acerca do cenário epidemiológico do seu território.

Com a realização do encontro, também será possível fortalecer a integração entre ensino e serviço, por meio de apresentações de trabalhos acadêmicos e experiências exitosas na área de vigilância e controle vetorial. As atividades serão realizadas no Auditório Paulo Souto da Universidade Estadual de Santa Cruz (Ilhéus/Itabuna – Bahia), que refletindo a ideia de fortalecimento da integração entre ensino e serviço na Região.

Na oportunidade, serão apresentadas experiências exitosas e/ou trabalhos científicos na forma de banner. Os trabalhos serão avaliados e selecionados pela comissão científica do evento.

Fonte: Divep
Divep/vetorial