Notícias /

Mês da Mulher: Pacientes do Hospital da Mulher participam de palestras educativas e atividades culturais

21/03/2019 15:44

Como parte da programação especial do Mês da Mulher, o Hospital da Mulher promoveu, nesta terça-feira (19), palestras educativas sobre saúde da mulher e ações de humanização com apresentações culturais em parceria com músicos da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e dos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (NEOJIBA).

Ministrada pelas farmacêuticas bioquímicas Maria Lúcia Fernandes e pelas biomédicas citopatologistas Larussa Santos e Gleisequelle Oliveira, a ação educativa abordou temas como “O que é o HPV” e “O que é o câncer de colo do útero”. Foram apresentados ainda os fatores de risco e formas de prevenção das doenças, além de realizadas dinâmicas com as pacientes.

Conforme a biomédica citopatologista Gleisequelle Oliveira, o profissional citopatologista tem como parte do ofício disseminar o conhecimento. “Ao disseminar informações sobre o HPV e o colo do câncer de útero é possível salva vidas”, afirmou.

A paciente Aurelina da Silva, 49 anos, vinda do município de Livramento do Brumado, pôde aprender mais sobre a doença através da palestra. “Tem muita gente que não tem informação e uma palestra como essa dá para a gente essa oportunidade. A gente tem que se cuidar, antes que seja tarde demais”, aconselhou.

Humanização e cultura

As ações humanizadas também tornaram a terça-feira mais especial. A paciente Adriana Geine Medrado, 34 anos, ficou encantada com as apresentações musicais realizadas pelos artistas da UFBA e NEOJIBA. “Eu estava super estressada e essa atividade acabou me acalmando”, revelou.

Para dona Maria Alice, 78 anos, a música veio em boa hora. “Gostei demais. É uma forma de distrair a gente! “, concluiu.

 Fone: Ascom AM

Notícias relacionadas