Notícias /

Hospital Alayde Costa realiza ação de Saúde Bucal

22/03/2019 14:39

Profissionais do Hospital Alayde Costa realizaram nesta quinta-feira, 21, uma ação no setor da hemodiálise sobre os cuidados com a higiene bucal. As atividades foram desenvolvidas pela equipe da Comissão de Humanização, composta por profissionais do Serviço Social e Psicologia, e contemplaram a distribuição de folders e orientação sobre escovação e higiene.

Elinilce Alcântara ressaltou para pacientes e acompanhantes que a ação é mais uma oportunidade de incentivar os pacientes e acompanhantes a tomar medidas para reduzir a incidência de doenças bucais. “Existe uma relação importante entre o estado de saúde bucal e aquele da saúde geral. Em pacientes hospitalizados essa relação assume importância ainda maior, pois o indivíduo encontra-se fragilizado e, muitas vezes, é incapaz de realizar uma higiene bucal adequada. Hoje conseguimos orientar pacientes sobre a importância da saúde bucal, a qual pode melhorar a resposta do paciente ao tratamento médico”, destacou.

A psicóloga da unidade, Juliana Trindade, sinalizou a importância da saúde bucal. “A proposta dessa ação foi mostrar aos pacientes e acompanhantes que assim como é dada atenção à saúde geral, é de suma importância também perceber que a higiene pessoal está incluída nesse processo que auxilia na melhora clínica também. Então uma higiene bucal bem executada ajuda a evitar inflamações e até mesmo infecções hospitalares do trato respiratório, pois muitos não tem a noção de que nossa boca é uma porta de entrada para bactérias que podem prejudicar todo o organismo”. concluiu.

Fonte: Ascom
Alayde Costa/bucal