Notícias /

ProAr disponibiliza vagas para profissionais da Sesab para capacitação em Asma Grave

27/03/2019 11:22

O Programa para o Controle da Asma na Bahia – ProAr, da Universidade Federal da Bahia, promove no próximo dia 13 de abril, a partir das 8 horas, no auditório do Instituto de Ciências da Saúde, um Curso de Atualização e Capacitação em Asma Grave, destinado a médicos e residentes de Medicina. O curso é gratuito e tem vagas disponibilizadas para profissionais da Secretaria da Saúde do Estado – Sesab.

As atividades da capacitação são baseadas na Global Strategy for Asthma Management anda Prevetion – GINA, e abordará questões como a definição, diagnóstico e fenótipos da asma grave; peculiaridades da asma na criança; manejo da asma grave na sala de emergência; assistência ambulatorial na asma grave: teoria e demonstração com estudo de casos e medidas controladoras da asma para evitar exacerbações.

O curso terá um módulo teórico, com 8 horas de duração e um prático, com 30 dias de duração, a cada quadrimestre. Os módulos teóricos atenderão turmas de até 50 pessoas, enquanto os módulos práticos serão desenvolvidos na Central de Referência do ProAR para pequenos grupos, de acordo com a disponibilidade do participante e da instituição.

Os participantes submetidos à primeira etapa teórica, passarão a desenvolver atividades de capacitação e treinamento em serviço, constando de atendimento ambulatorial de asmáticos graves com discussão de casos; observação das consultas farmacêuticas; observação da dinâmica de consultas de enfermagem; participação nas sessões clínicas semanais; participação das sessões de educação para saúde para pacientes e familiares; técnicas de realização de espirometrias e interpretação de resultados.

Inscrições e Informações mais detalhadas na Central de Referência do Programa para Controle da Asma na Bahia (ProAR UFBA) Multicentro de Saúde de Salvador (Salvador – Bahia). Rua Carlos Gomes, 247, 7º andar Centro. Telefone 71 3013-8461; 98215-3035. CEP: 40060-330. E-mail: capacitacaoproar@gmail.com.


Ascom/Sesab
Asma/curso