Notícias /

HGRS concorre a prêmio em congresso sobre segurança do paciente

04/04/2019 14:38

A equipe da unidade de terapia intensiva (UTI) cirúrgica do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador, apresentou os últimos resultados do setor no II Congresso Internacional da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente (Rebraensp), realizado em Porto Alegre (RS). Por meio de pôster, que permanece em exposição até esta quinta-feira (4) e concorre a prêmio, o grupo descreveu a mudança no perfil de densidade de pneumonia associada à ventilação mecânica após a implantação dos pacotes de segurança.

De autoria das profissionais Thais Brazileiro, Francismeuda de Almeida, Indaiane Abade, Ylara de Assis, Elane da Costa e Aldacy Gonçalves Ribeiro (diretora de enfermagem do HGRS), o trabalho concluiu que houve impacto positivo em curto prazo. Isso tornou a assistência mais segura, além de promover a redução do tempo de hospitalização e uso de antibióticos.

Os dados foram analisados de fevereiro de 2018 a novembro de 2018. Trata-se de um estudo ecológico e retrospectivo, aprovado pelo Comitê de Ética.

Trabalhos do HGRS

Além do pôster ‘Mudança no perfil de densidade de pneumonia associada à ventilação mecânica após implantação dos bundles de segurança’, o Hospital Geral Roberto Santos apresentou outros dois trabalhos, um de comunicação e um sobre os programas de residência multiprofissional da instituição. Foram representados pelas enfermeiras Carina Picanço (coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional / Coremu – HGRS), Ana Claudia Fonseca e Tatiane de Castro (da Comissão Intrahospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante / Cihdott-HGRS).

 Ascom HGRS
/HGRS/prêmio