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SIAST/Cedeba marca Dia Mundial da Saúde com ações de prevenção

04/04/2019 12:35

Os trabalhadores da saúde, como grande parte da população, não seguem o mais importante caminho para ter boa saúde: a prevenção. Cuidam, sim, da doença. Por isso, para marcar o Dia Mundial da Saúde (7 de abril), o Serviço Integrado de Atenção à Saúde do Trabalhador (SIAST), do Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba), programou ações focadas na prevenção para marcar a importante data.

De acordo com a líder do SIAST, a médica e terapeuta Graça Machado, a prevenção tem que abordar a saúde em todos os seus aspectos. No mundo atual – analisou – um grande problema é a depressão “.E como a ansiedade leva à depressão, temos que trabalhar para reduzir a ansiedade, que exige atenção integral”. Especialista em Homeopatia, ela destaca que as atitudes positivas são muito importantes para a saúde, enquanto sentimentos negativos como preocupação, tristeza, raiva e ansiedade agravam as doenças.

Visando à promoção integral da saúde, a equipe do SIAST/Cedeba conta com médico, enfermeira, fisioterapeuta, nutricionista e psicóloga. A equipe promove vivências com técnicas de relaxamento e ações preventivas.

Foco na Prevenção

E para marcar o Dia Mundial da Saúde, a equipe do SIAST construiu material educativo para o mural, com os dez problemas de saúde abordados pela Organização Mundial de Saúde, para intervenção neste ano. Também elaborou folder, que traz o calendário de vacinas para adultos, idosos e gestantes. A partir de segunda-feira, será feito trabalho itinerante com visitas a todos os setores para uma divulgação mais direta aos colaboradores sobre os exames de prevenção, de acordo com a idade.

O trabalho do SIAST tem como foco a saúde integral dos trabalhadores da saúde: física, psíquica e social. Por isso, o folder traz os dez passos para a alimentação saudável, preconizadas pela OMS entre as quais: limitar o consumo de alimentos processados e evitar os ultra processados, fazer dos alimentos “In natura” a base das refeições, dar preferência, se fora de casa, aos alimentos feitos na hora, utilizar óleos, gorduras, sal e açucares em pequena quantidade; desenvolver, exercitar e partilhar habilidades culinárias, planejar o uso do tempo para dar a alimentação o espaço que ela merece.

O folder traz também importantes dicas para a prevenção da saúde mental: faça amigos, leia bons livros, faça algumas atividades físicas, sorria, prefira alimentos saudáveis, planeje o futuro, mas não esqueça de desfrutar o presente; estabeleça pequenos objetivos; não guarde mágoas, perdoe; não se compare com os outros; busque reconhecimento; não reclame, agradeça; desenvolva sua espiritualidade: ame-se e ame; avalie seus pensamentos e faça alguma atividade que lhe dê prazer.

Como a saúde é integral, a equipe do SIAST incluiu no folder exercícios de alongamento que podem ser feitos sempre para conduzir ao relaxamento. Traz ainda a sugestão para a prática de exercício físico: “Atividades ao ar livre fazem bem ao corpo e a mente! Que tal convidar aquele amigo que você não vê há um tempo para ir junto?”

Ascom do Cedeba
Cedeba/prevenção

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