Notícias /

Experiências exitosas da Bahia são apresentadas em encontro de secretários de saúde do Nordeste

05/04/2019 17:38

Nesta sexta-feira (5), o secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, apresentou os avanços da saúde pública baiana durante o encontro de Secretários de Saúde do Nordeste, em Natal, no Rio Grande do Norte. Destaque para o Sistema Estadual de Regulação, as Parcerias Público-Privadas (PPPs) e os consórcios de saúde com as Policlínicas. Esta é uma pequena amostra das ações do Governo da Bahia na área da saúde entre os anos de 2015 e 2018, cujo investimento ultrapassou a casa dos R$ 20 bilhões em obras, serviços e recursos humanos ao longo dos anos.

A exposição feita por Vilas-Boas envolveu experiências que deram certo na Bahia e que podem ser abarcadas pelo recém criado Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste. Além de apresentar propostas que gerem economia como a compra conjunta do componente especializado da assistência farmacêutica, o consórcio incluirá compartilhamento e desenvolvimento de sistemas de informática, logística, gestão e treinamento. “É importante compartilhar experiências exitosas, como a dos consórcios de saúde e ampliá-las para todo o Nordeste”, afirma o secretário.

Um tema que despertou muito interesse dos secretários dos demais estados do Nordeste foi o avanço obtido pelo sistema estadual de regulação, cujo modelo vem sendo exportado para outros estados do país. De acordo Fábio Vilas-Boas, a Bahia irá ceder o software que hoje é utilizado na regulação baiana.

“O Nordeste é uma região muito rica, precisamos reconhecer nossa diversidade para trabalhar as potencialidades existentes. No campo do SUS temos vastas experiências construídas. Queremos, hoje, trocar saberes e fortalecer vínculos para que esse processo de cooperação contribua na construção de melhoras em cada estado”, destacou o secretário de Saúde do Rio Grande do Norte, Cipriano Maia.

Ascom Sesab
Regulação/encontro secretários