Notícias /

HGE e Instituto Couto Maia comemoram aniversário de fundação

08/04/2019 15:13

O Hospital Geral do Estado e o Instituto Couto Maia, duas importantes unidades da rede estadual de saúde, comemoram esta semana aniversário de fundação, com atividades voltadas para profissionais e convidados. No Hospital Geral do Estado, que completa 29 anos de fundação no dia 10, a programação será iniciada amanhã (9), com o II Seminário de Humanização.

Já o atual Instituto Couto Maia, inaugurado como Hospital Couto Maia, completa amanhã (09) 166 anos de bons serviços prestados à população. Para comemorar a data, a direção da unidade realiza uma programação que começa às 9h30, na sala de aula, com apresentação do Grupo Vocal Feminino Maria Música. Em seguida, tomam posse a nova Diretoria Médica da unidade, a diretoria da Coordenação de Residência Médica (Coreme) e a Ouvidoria.

Às 10h30, está prevista, no mesmo local, a palestra “A importância do SUS no Brasil”, com Jairnilson Paim, professor titular em Política de Saúde da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

HGE

Maior unidade da rede estadual de Saúde e principal referência em atendimento de urgência de trauma na Bahia, o Hospital Geral do Estado (HGE) marca os 29 anos de funcionamento amanhã (9), das 8h30min às 17 horas, com o II Seminário de |Humanização do HGE. O evento, que acontece no auditório do HGE 2, na Avenida Vasco da Gama, reunirá profissionais da unidade, tem como tema central “Fortalecendo o princípio da equidade em saúde”. No dia seguinte (10), no espaço em frente ao auditório, será realizada a II Feira de Talentos do HGE.

Inaugurado em 10 de abril de 1990, o HGE substituiu o antigo Hospital Getúlio Vargas (HGV), que funcionava no bairro do Canela, em função da necessidade de ampliar o atendimento. Em 2016, o hospital ganhou uma nova estrutura, denominada HGE 2, que ampliou número de leitos, bem como de salas cirúrgicas. O HGE realiza cirurgias de coluna e geral, neurocirurgia, cirurgia oftalmológica, pediatria, clínica médica, queimados, cirurgia reparadora e também possui um Centro de Tratamento de Queimados. No ano passado, foi inaugurado o Centro de Bioimagem do HGE, que integra a Parceria Público Privada (PPP) de Diagnóstico por Imagem, e funciona com ressonância magnética de 1,5 Tesla, com capacidade de realizar cerca de 650 exames por mês. A bioimagem já conta com dois tomógrafos computadorizados de 16 canais.

Durante o II Seminário de Humanização do HGE será realizada palestra sobre o tema “Humanização e equidade”, mesas redondas sobre “Racismo Institucional e estratégias de enfrentamento” e sobre “Saúde da população em situação de rua:um direito humano” e roda de conversa sobre “Qualificação das práticas de cuidado do HGE”.

COUTO MAIA

Construído em 1853 para ser um hospital de isolamento, com a missão de atender pacientes com febre amarela vindos de navios mercantes, o Hospital Couto Maia superou as expectativas da época e se tornou referência em doenças infecciosas e parasitárias. Após 165 anos de fundação, a unidade localizada no bairro de Monte Serrat, em Salvador, se mantinha como único hospital da Bahia especializado no tratamento de doenças infecto-contagiosas, sendo substituído pelo Icom, inaugurado em setembro de 2018.

Com investimento de R$ 120 milhões entre obras e equipamentos, o Instituto Couto Maia, localizado em Cajazeiras II, é o maior e mais moderno hospital especializado em doenças infecto-contagiosas do Brasil. Com 120 leitos, sendo 20 de UTI, a unidade também é um centro de referência internacional em pesquisa no campo de doenças infecciosas.

Ascom/Sesab
HGE/niver

Notícias relacionadas