Notícias /

Equipe do Núcleo de Obesidade do Cedeba grava para o documentário “Diário da Primavera”

10/04/2019 15:37

O trabalho da equipe multidisciplinar do Núcleo de Obesidade do Centro de Diabetes e Endocrinologia do Estado da Bahia (Cedeba) será mostrado no documentário “Diário da Primavera”, um longa metragem em fase de pré – produção, dirigido pela cineasta Fabíola Aquino e co-dirigido por Juliano De Paula Santos. Produzido para TV, mescla reality com documentário. O filme discute de forma bem humorada, informativa e crítica as questões do corpo vinculadas à estética e obesidade, tão presentes no mundo contemporâneo.

As gravações no Cedeba foram realizadas ontem com a participação da equipe multidisciplinar discutindo casos (usando nomes fictícios), seguido de uma conversa mais ampla sobre questões como os preconceitos e as dificuldades que sofrem as pessoas com obesidade, além de focar a cirurgia bariátrica, tão romantizada como solução milagrosa para vencer a obesidade, doença crônica que exige cuidados por toda a vida, como pontuou a coordenadora do Núcleo de Obesidade do Cedeba,a endocrinologista Teresa Arrutti.

Durante as discussões, a nutricionista do Cedeba, Lorenna Fracalossi, destacou que os resultados positivos do tratamento da obesidade deixam a equipe feliz, não simplesmente pela perda de peso, mas porque os pacientes ganham vida, passam a fazer coisas que não podiam realizar antes. Em resumo: conquistam a auto-estima. A endocrinologista Regilene Batista também ressaltou que a perda de peso deve a ser consequência das mudanças no estilo de vida. E no Cedeba, a equipe multidisciplinar trabalha de forma integrada. Os profissionais fazem trabalhos em grupos, mas cuidam do paciente individualmente .

Muitas questões foram levantadas por Fabíola Aquino, que enfrentou a obesidade. Chegou a pesar 126 quilos, perdeu 40 com a cirurgia bariátrica, recuperou dez e atualmente está com 90. No filme, portanto, personagem e diretora se misturam. Fabíola mostra sua decisão de submeter-se à cirurgia bariátrica, seus conflitos em torno da auto aceitação, da relação de amor e ódio com seu corpo.

A bariátrica teve muito espaço na gravação, tendo a equipe explicado que muitos pacientes que chegam apostando na cirurgia como solução mágica para obesidade, após conhecerem a realidade, terminam desistindo e fazem o tratamento clínico.

“Diário da Primavera” é uma obra audiovisual de longa metragem, produzida pela Obá Cacauê Produções e pela Frame 22 – Hub de Conteúdos para o CineBrasil TV, via ANCINE, FSA, BRDE. Será exibido no canal CineBrasil TV, festivais e eventos audiovisuais, no Brasil e exterior, ações de exibição em circuitos alternativos, via VoD, e demais formas de distribuição que venham a ocorrer.

Participaram da gravação, a coordenadora do Núcleo de Obesidade, Teresa Arrutti; nutricionista Lorenna Fracalossi; endocrinologista Regilane Batista; a psiquiatra Slanova Veras; psicólogas Viviane Oliveira e Michele Vieira e a fisioterapeuta Jamile Soledade.

.

Ascom do Cedeba
Cedeba/documentário

 

 

Notícias relacionadas