Notícias /

Processo de desinstitucionalização avança na Bahia

22/04/2019 17:06

As equipes de Desinstitucionalização do Hospital Especializado Lopes Rodrigues e do Hospital Juliano Moreira e profissionais da Área Técnica de Saúde Mental da Diretoria de Gestão do Cuidado realizaram reunião com a Coordenação de Saúde Mental de Euclides da Cunha, recentemente. Na ocasião, foram apresentados os próximos moradores a serem transferidos para as Residências Terapêuticas do município. Houve ainda troca de experiências entre as equipes de desinstitucionalização.

Neste ano, a Secretaria da Saúde do Estado publicou a Portaria 33/2019, para incentivo financeiro mensal e provisório para implantação e custeio dos Serviços Residências Terapêuticos em Saúde Mental. A intenção é construir uma rede solidária e articulada de cuidado, com condições concretas de financiamento, para dar continuidade ao Plano de Desinstitucionalização e qualidade de vida a todos os usuários do SUS.

A Residência Terapêutica é um importante dispositivo de cuidado integrado e humanizado da RAPS para aqueles sujeitos que se encontram sem apoio social e familiar, e impossibilitados de alta hospitalar sem as devidas condições de amparo.

Fonte: DGC
Saúde mental/ Desinstitucionalização