Captação de córneas no Hospital Regional Costa do Cacau ajuda a diminuir fila de transplante

23/04/2019 16:38

Profissionais da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do Hospital Regional Costa do Cacau realizaram, esta semana, duas captações de córneas na unidade.

As famílias dos doadores, M. M. S de 44 anos e A.F.C, 67 anos autorizaram a doação das córneas e foram iniciados os processos de captação.

Os enfermeiros Silvana Batista e Ronaldo Vidal da CHIDOTT, informam que para viabilizar a doação é necessário que a pessoa tenha entre dois e 70 anos de idade, não apresente enfermidades como Hepatites B e/ou C, HIV (AIDS), morte por causa desconhecida ou outras enfermidades infectocontagiosas transmissíveis por meio do transplante.

“A unidade faz busca ativa diariamente nos setores para reforçar aos profissionais que casos possíveis de doação sejam comunicados imediatamente à comissão e inicie o processo de avaliação e contato com a família, através da equipe do Serviço Social, que aproveito para destacar a importância deles nesse processo de comunicação com a família”, disse Silvana Batista.

A captação de órgãos e os transplantes se apresentam hoje como uma possibilidade viável e eficaz de amenizar o sofrimento e a morbidade de pessoas com doenças graves. Para viabilizar a doação, toda a equipe é importante, inclusive o assistente social, que acolhe, orienta e realiza a entrevista com os familiares que desejarem doar.

” O Diálogo dos assistentes sociais nesse momento de dor, é feito de maneira cuidadosa e humanizada, respeitando o momento do familiar, após o esclarecimento das possíveis dúvidas, cabe ao familiar aceitar ou não realizar a doação”, concluiu a enfermeira.

Ela acrescenta que a doação só é realizada mediante autorização familiar documentada, na presença de duas testemunhas. Os dados do doador e dos familiares são mantidos em sigilo, por isso é importante que a pessoa informe em vida o desejo de se tornar um doador.

Fonte: Ascom H . Costa do Cacau