Notícias /

Sessão Clínica de Cuidados Paliativos no HS discute dilemas éticos

24/04/2019 15:01

A introdução de cuidados paliativos e a comunicação com pacientes e familiares diante de situações de terminalidade foram os principais temas discutidos durante a III Sessão Clínica de Cuidados Paliativos realizada pelo Hospital do Subúrbio (HS), nesta quarta-feira (24), no auditório da unidade de saúde.

Com abordagem de casos reais, os participantes debateram sobre a ortotanásia, conhecida como “boa morte”, sem adoção de procedimentos invasivos, e a relação entre a equipe de saúde, pacientes e seus familiares no momento de esclarecer a condição do paciente com doença grave e progressiva, que ameace a continuidade de sua vida. Ao falar sobre o processo de terminalidade, a professora e advogada em Direito Médico Camila Vasconcelos chamou a atenção para o respeito à autonomia do paciente e aos limites no uso da tecnologia, para proporcionar dignidade ao paciente em detrimento da aplicação de medidas despropositadas.

Com a experiência de quem já viu e vivenciou dilemas relativos à questão, ao longo dos anos, o médico Emerentino Elton de Araújo, conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb), destacou a falha na comunicação como importante fator motivador da recusa da família em aceitar a adoção da ortotanásia em situações de terminalidade. Segundo o conselheiro, é preciso avaliar se a equipe está preparada para dar os esclarecimentos e se a família está sendo devidamente informada. A necessidade da presença de psicólogos nessas situações também foi apontada por Emerentino.

“Trabalhar a comunicação traz redução de danos e, inclusive, redução da judicialização dos casos. A informação deve vir acompanhada de esclarecimento”, ressaltou a professora Camila Vasconcelos, que leciona na Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e é doutora em Bioética. A sessão clínica contou com ampla participação do público, composto por médicos e profissionais da equipe multidisciplinar do HS.

A Sessão Clínica de Cuidados Paliativos é um projeto desenvolvido pelo Hospital do Subúrbio, para discutir temas polêmicos na área e estratégias de melhorias. Teve início em fevereiro deste ano, com encontros uma vez por mês.

 Ascom HS
/Hospital do Subúrbio / ortotanásia

Notícias relacionadas