Notícias /

HGCA aumenta o efetivo da emergência em 15% e capacita equipe para as demandas da Micareta

25/04/2019 14:06

O Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) já está com tudo pronto para atender a demanda durante a festa de Micareta deste ano, que começa oficialmente hoje (25/04) e termina domingo (28/04). A direção do hospital aumentou em 15 % o efetivo de funcionários da emergência (médicos, enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem, nutricionistas e fisioterapeutas). Houve também o acréscimo de profissionais na área de higiene/limpeza e maior disponibilidade de medicamentos.

De acordo com o diretor do HGCA, José Carlos Pitangueira, o esquema especial vai funcionar 24 horas dando suporte às possíveis vítimas de politraumatismos ocorridos em Feira de Santana e região, durante a Micareta. “Acredito que este ano teremos uma festa bem menos violenta, visto que o Governo do Estado destinou 10 mil policiais militares e do Corpo de Bombeiros para reforçar a segurança. Pedimos à população que participe da festa com muita paz e tranquilidade”, disse Pitangueira. Segundo ele, em 2018 houve redução de 19 % do total de atendimentos em relação ao período festivo de 2017.

Ainda como parte dos preparativos para a festa, o HGCA vem realizando internamente algumas atividades. Durante toda esta quinta-feira, 25/04, vai acontecer um curso de suporte básico e avançado de vida. O objetivo é treinar e capacitar ainda mais a equipe da emergência para atuar nos casos de parada cardíaca, para que todos possam atuar de forma efetiva, e o mais precoce possível para prevenir danos graves ao paciente. As aulas serão teóricas e práticas com manequins de simulação realística.

Pela manhã, a ação foi coordenada por Lúcio Couto, médico intensivista e coordenador da UTI do HGCA. Pela tarde, o curso será organizado pela gerente de enfermagem, Karina Cerqueira, e terá como facilitador o enfermeiro Robson Batista Santos.

Para animar pacientes e funcionários da unidade, o Grupo Curarte, que é formado por músicos e artistas locais, fizeram um desfile no hospital, ao som de grandes sucessos e marchinhas carnavalescas. A atividade foi promovida pelo Grupo de Trabalho Humanizado (GTH/HGCA).

Fonte: ASCOM/HGCA

Notícias relacionadas