No último sábado (27), o Hospital Geral Prado Valadares (HGPV) realizou a segunda captação múltipla de órgãos. A família, em um ato de solidariedade, autorizou a doação dos órgãos de um paciente, que teve AVC hemorrágico.
O procedimento foi coordenado pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), e foram captados coração, rins e córneas, transformando o momento de dor em esperança.
“Nossa equipe é comprometida. Precisamos parabenizar todos que participaram do processo, desde os que fizeram diagnóstico de morte cerebral do paciente, abordagem e entrevista de familiares, até a liderança em sala de cirurgia”, destacou Tâmara Souza, coordenadora do núcleo CIHDOTT/HGPV.
O procedimento para a captação dos órgãos durou aproximadamente quatro horas e envolveu uma equipe da Central de Transplantes da Bahia, coordenada pelo cirurgião Avio Mota Brasil Neto e profissionais do HGPV.
Como ser um doador?
O passo principal para você se tornar um doador é conversar com a sua família e deixar bem claro o seu desejo, não é necessário deixar nada por escrito. Porém, os familiares devem se comprometer a autorizar a doação por escrito após a morte.
Fonte: Ascom HGPV
11/01/2021 14:28
04/01/2021 16:03