Notícias /

Hospital Geral Prado Valadares realiza captação múltipla de órgãos

29/04/2019 15:35

No último sábado (27), o Hospital Geral Prado Valadares (HGPV) realizou a segunda captação múltipla de órgãos. A família, em um ato de solidariedade, autorizou a doação dos órgãos de um paciente, que teve AVC hemorrágico.

O procedimento foi coordenado pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), e foram captados coração, rins e córneas, transformando o momento de dor em esperança.

“Nossa equipe é comprometida. Precisamos parabenizar todos que participaram do processo, desde os que fizeram diagnóstico de morte cerebral do paciente, abordagem e entrevista de familiares, até a liderança em sala de cirurgia”, destacou Tâmara Souza, coordenadora do núcleo CIHDOTT/HGPV.

O procedimento para a captação dos órgãos durou aproximadamente quatro horas e envolveu uma equipe da Central de Transplantes da Bahia, coordenada pelo cirurgião Avio Mota Brasil Neto e profissionais do HGPV.

Como ser um doador?

O passo principal para você se tornar um doador é conversar com a sua família e deixar bem claro o seu desejo, não é necessário deixar nada por escrito. Porém, os familiares devem se comprometer a autorizar a doação por escrito após a morte.

 Fonte: Ascom HGPV

Notícias relacionadas