Hospital Regional Costa do Cacau promove integração e orientação sobre alimentação saudável e prevenção

10/05/2019 11:16

A quinta-feira, 9, foi bastante produtiva para os profissionais do Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus, isso porque a direção da unidade continua promovendo ações para atualizar os conhecimentos da equipe, o que reflete de maneira positiva na assistência aos usuários do SUS. Dessa vez, os assuntos tratados foram alimentação saudável e prevenção.

O Brasil continua com uma população acima do peso. De acordo com dados do Ministério da Saúde, atualizados em setembro de 2017, nos últimos 10 anos a obesidade no país aumentou de 11,8% para 18,9%. Com este resultado, significa que quase 19% da população brasileira está acima do peso. O número de pessoas com diabetes e hipertensão também cresceu.

A nutricionista Tarcila Lima, destacou que para manter ou iniciar uma rotina com hábitos saudáveis é preciso um pouco de esforço, afinal de contas consumir comidas gordurosas e rápidas é muito mais prático. Antes de qualquer situação, é preciso ter consciência sobre a necessidade de se alimentar bem e fugir dos hábitos alimentares errados.

Tarcila Lima orienta que, primeiramente, é preciso ter um focono que é ter qualidade de vida e hábitos saudáveis como prevenção de obesidade entre outras patologias culturais. “Deixar de lado aqueles hábitos nada saudáveis como beber refrigerantes, comer balas, doces, chocolates, frituras entre outras refeições e alimentos gordurosos é essencial. Além da quantidade equilibrada de carboidratos, proteínas e lipídios, o organismo precisa também das vitaminas e minerais”, destacou a nutricionista.

Avaliação

A gerente de enfermagem Solange Carvalho, participou da capacitação e parabenizou a direção do HRCC. “Tivemos momentos interessantes onde recebemos várias orientações e essas ações mostram o cuidado e a atenção que a direção tem conosco. A direção da unidade tem um olhar voltado para os usuários do SUS e seus funcionários”, garante a enfermeira.

Para o encarregado de patrimônio Alex Sena, o Hospital Regional Costa do Cacau vem realizando importantes ações o que tem dado alegria em ir trabalhar. “Aqui, além das atividades que nos mantém atualizados profissionalmente, os pacientes fazem questão de declarar sua satisfação com o atendimento. Estou satisfeito em trabalhar aqui, se alguém fala mal é porque não se identificou com o trabalho que é realizado aqui”, garantiu.

Sena acrescenta ainda que a direção do HRCC é muito participativa atuando em todos os setores. “Eu sou responsável pelo setor do patrimônio e meu trabalho é respeitado. Sou suspeito em falar pois sou um dos que mais exige ação com relação aos bens patrimoniais do HRCC. E o retorno é de imediato, o que me deixa feliz em fazer parte do quadro de colaboradores”.

Ascom HRCC
/Costa do Cacau / ações