Notícias /

HRSAJ promove atualização em suporte de vida adulto e pediátrico

14/05/2019 17:39

O Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ) promoveu, na última semana, mais uma atualização em Suporte Básico de Vida Adulto e Pediátrico com enfoque em Reanimação Cardiopulmonar.

Composta por atividades teóricas e práticas, a ação abordou temas como Primeiros Socorros, Parada Cardiorrespiratória (PCR), Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP), Engasgo e manobras utilizadas em pediatria.

A atualização foi realizada em parceria com a Liga Acadêmica de Atenção Primária e Primeiros Socorros (LAAPPS) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. De acordo com a representante da LAAPPS, Ivana Karolina Sousa, a atualização teve como objetivo principal sanar possíveis dúvidas acerca do tema, além de praticar a manobra e discutir tomadas de decisões em situações cotidianas nas quais o socorrista deve prestar o atendimento adequado.

“Essas ações são necessárias não apenas para profissionais da área, porque todos podem ser capacitados para saber dar suporte básico em casos de emergência, seja para ter noção de qual serviço acionar em cada caso ou até mesmo quais decisões tomar e como identificar uma parada cardiorrespiratória e diferenciá-la de um desmaio”, exemplificou. “Quanto mais pessoas capacitadas, maiores as chances de sobrevivência daqueles que podem vir a cruzar o caminho dessas”, concluiu Ivana.

O método utilizado também incluiu um pré-teste, para que os profissionais pudessem exercitar o conhecimento prévio que possuíam acerca do SBV. Ao fim do evento, os profissionais realizaram procedimentos práticos desde a análise dos riscos até a realização da manobra de reanimação e chegada do serviço avançado.

Fonte: Ascom HRSAJ

Notícias relacionadas