Notícias /

Feira Cidadã chega a Amargosa

16/05/2019 15:18

A 13ª edição da Feira Cidadã, que oferece serviços de saúde e sociais, chegou ao município de Amargosa nesta quinta-feira feira (16), com expectativa de atender cerca de sete mil pessoas até amanhã (17). As unidades móveis estão estacionadas na Praça do Bosque e começaram a atender a partir das 8 horas.

Organizada através de uma parceria da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) com as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), a feira oferta mamografia; atendimento odontológico; consulta com oftalmologista; triagem para cirurgia de catarata com doação dos óculos; ultrassonografias de mama, abdome total, tireoide, vias urinárias, próstata via abdominal, partes moles e transvaginal; eletrocardiograma; raio-X de tórax.

O município também disponibiliza serviços de saúde durante a Feira como orientação nutricional, teste rápido, preventivo, aferição de pressão arterial, glicemia, imunização, dentre outros.

Para serem atendidos, todos os pacientes devem levar carteira de identidade, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência. Na oportunidade, também é possível retirar a segunda via da Carteira de Identidade (RG).

De acordo com o prefeito de Amargosa, Júlio Pinheiro, essa iniciativa do governo do Estado é muito importante para os municípios, pois ajuda a desafogar as demandas de saúde que, segundo ele, são muitas por conta do envelhecimento da população e também pelo “momento de crise em que o país está passando, fazendo com que a população procure mais pelos atendimentos disponibilizados na iniciativa pública”.

Evaldo Almeida Gomes, coordenador da Feira, explica que a partir dessa etapa, o projeto Mutirão de Cirurgias, lançado em 2016, passa a integrar a Feira Cidadã. Quem tiver o indicativo para uma das seguintes cirurgias: hérnias (umbilical, inguinal, epigástrica), histerectomia, colecistectomia, já sai com o procedimento agendado. Para isso é necessário trazer todos os exames pré operatórios.

Depois de Amargosa, a Feira Cidadã será realizada em Cruz das Almas, nos dias 23 e 24 de maio (quinta e sexta-feira).

Notícias relacionadas