Notícias /

Trajetória da Enfermagem nos 25 anos do Cedeba é apresentada em palestra

17/05/2019 14:32

Na programação do Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba) para celebrar a Semana da Enfermagem, que termina segunda-feira (dia 20), com o dia do auxiliar e do técnico de Enfermagem – começou dia 12,com o Dia do Enfermeiro – houve momento de muita emoção, de fortes lembranças, com a palestra da coordenadora de Enfermagem, do Centro de Referência, Cristina Gomes, no dia 14.

Ela abordou o tema “A Enfermagem nos 25 Anos do Cedeba”, mostrando como a evolução do setor acompanhou o crescimento do Centro de Referência, sempre marcando presença nos novos serviços que foram implantados. Integrando a equipe multidisciplinar do Cedeba, a equipe de Enfermagem tem avançado significativamente para atender as novas demandas do Centro. Atualmente a equipe de Enfermagem do Cedeba reúne 15 enfermeiros e 25 auxiliares e técnicos.

Cristina Gomes, na sua apresentação, trouxe muitas fotos, mostrando as primeiras e pequenas sedes do Cedeba, a presença das primeiras equipes de enfermagem, também pequenas. Os servidores mais antigos se emocionaram com os registros.

Além dos avanços, exigidos pelo crescimento e novos serviços introduzidos no Cedeba nestes 25 anos, a equipe de Enfermagem também tem forte participação todos os anos nas comemorações do Dia Mundial do Diabetes, em novembro.

Outro salto importante foi a criação da Comissão de Ética de Enfermagem no Cedeba, em 2012, que já se encontra na terceira gestão, que tem função educativa, consultiva e fiscalizadora do exercício profissional e ético dos profissionais de Enfermagem, como resume Cristina Gomes.

 Ascom do Cedeba

Notícias relacionadas