Notícias /

Participantes avaliam positivamente a Feira Cidadã em Amargosa

17/05/2019 11:16

A iniciativa das Voluntárias Sociais da Bahia (VSB), em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB), está em sua 13ª edição e já beneficiou cerca de 100 mil pessoas.

Para Caique Rafael Oliveira Lima, que atua nesses serviços itinerantes de Saúde desde 2016, quando foi lançado o Mutirão de Cirurgias, que atualmente passou a integrar à Feira Cidadã, essas medidas são muito importantes para a população, “sobretudo para os moradores dos municípios mais distantes”. Ele ressalta que já atendeu até pessoas de 30/50 anos que nunca haviam sido atendidas por algumas especialidades ofertadas na Feira, a exemplo de oftalmologia e mamografia, além de outras que já esperavam há mais de cinco anos para conseguir uma cirurgia.

“São histórias que nos comovem e, embora seja um trabalho que nos leva a ficar muito tempo fora de casa, ver o sorriso dessas pessoas por conseguirem o atendimento que precisam é muito gratificante”.

A trabalhadora rural Dalva de Almeida Santos, 50 anos, conta que é a primeira vez que está fazendo uma consulta com o oftalmologista e também realizando uma mamografia, tudo isso “graças a essa feira. Eu já estou é saindo daqui com minha cirurgia de catarata marcada”. E dona Dalva acrescenta: “eu só tenho a agradecer, pois agora estou indo para outro caminhão fazer meu eletro. Nesses dois dias que essa Feira está aqui em Amargosa, eu passei por três atendimentos, que se eu fosse esperar, nem sei quando eu ia conseguir”.

Outra trabalhadora rural que também ficou muito satisfeita com o atendimento recebido na Feira foi Anidalva Trindade de 63 anos, que para não perder a oportunidade veio de Mototáxi do distrito de Palmeiras para a cidade de Amargosa. “Eu não podia perder essa Feira, por isso chamei o Mototáxi, cheguei cedo e veja, ainda não deu 9 horas e eu já fiz minha mamografia. Agora vou ali ver se consigo uma ficha para fazer minha transvaginal, aproveitar essa oportunidade muito boa”.

Mas não foram apenas os moradores da zona rural que elogiaram a Feira Cidadã. A moradora de Amargosa Cleonice Moura estava toda feliz, pois antes das 8 horas já havia conseguido a senha para o oftalmologista. “Já consegui minha ficha e estou indo ali trabalhar para depois voltar e ser atendida”, contou toda animada por não precisar perder um dia de trabalho.

PRÓXIMA ETAPA

A próxima etapa da Feira, que oferece serviços de saúde e social, como a segunda via do Registro Geral (RG), estará em Cruz das Almas nos dias 23 e 24 (quinta e sexta-feira).

Entre os serviços de saúde ofertados estão: mamografia; odontologia; consulta com oftalmologista; triagem para cirurgia de catarata com doação dos óculos; ultrassonografias de mama, abdome total, tireoide, vias urinárias, próstata via abdominal, partes moles e transvaginal; eletrocardiograma; raio-X de tórax.

Além disso, com a integração do Mutirão de Cirurgia à Feira Cidadã, serão oferecidos procedimentos cirúrgicos de hérnias (umbilical, inguinal, epigástrica), histerectomia, colecistectomia. Para isso, é necessário trazer todos os exames pré operatórios.

Os municípios também disponibilizam serviços de saúde durante a Feira, a saber: orientação nutricional, teste rápido, preventivo, aferição de pressão arterial, glicemia, imunização, dentre outros. Para serem atendidos, todos os pacientes devem levar carteira de identidade, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência.

Notícias relacionadas