Notícias /

Hospital Clériston Andrade participa de capacitação de projeto nacional que visa otimizar doação de órgãos

20/05/2019 16:19

Profissionais do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) participaram de uma capacitação do Projeto Nacional DONORS: Estratégias para otimizar a doação de órgãos no Brasil. O objetivo do encontro foi apresentar o Chek List (lista de verificação) de avaliação do potencial doador de órgãos do DONORS. Trata-se de uma pesquisa científica, encabeçada pelo Hospital Moinhos de Vento de Porto Alegre, em parceria com o Ministério da Saúde, através de recursos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS).

De acordo com o coordenador da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HGCA, Lúcio Couto, o estudo realizado na UTI do HGCA já contribuiu com 30 pacientes. “Este projeto de pesquisa envolve 68 hospitais brasileiros e que vai incluir um total de 1.400 pacientes. Portanto, será implantado um check list e também um processo de preparação das equipes de assistência para melhor abordagem das famílias e ao potencial doador. As ações visam impactar a doação de órgãos no Brasil, uma vez que a taxa de negativa familiar ainda é muito grande”, pontuou o médico.

A meta do DONORS é aumentar a taxa de sucesso de doações de órgãos no Brasil e a qualidade dos órgãos disponibilizados aos seus receptores. O projeto foi implantado em 2017 no HGCA e conta com três pesquisadores: Lúcio Couto, Daniela Cunha e Felipe Vieira. O estudo foi dividido em dois grupos, um de controle e outro de intervenção. “O HGCA durante dois anos fez parte do grupo controle, ou seja, não modificou suas ações, apenas avaliou seus pacientes. A partir desta capacitação, e com a participação de Dr. Aurélio Sciarreta, diretor médico, o hospital passa a ser do grupo de intervenção e aplicar o check list”, afirmou Lúcio.

A capacitação foi realizada nesta quinta-feira, 16, no auditório da unidade, e contou com a presença de José Luís Toribio Cuadra e Adriane Rohden, ambos do hospital Moinhos de Vento de Porto Alegre.

 

Notícias relacionadas