Notícias /

HGRS realiza II Ciclo Hospitalar para a Redução da Mortalidade Materna no dia 27 de maio

21/05/2019 14:30

O II Ciclo Hospitalar para a Redução da Mortalidade Materna no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) será realizado no dia 27 de maio, das 7h30 às 13h, no auditório 2 do prédio anexo à instituição. A ação discutirá, entre outros assuntos, as políticas para saúde da mulher e perfil epidemiológico dos casos da unidade.

Interessados devem realizar inscrição www.ensinoepesquisa.blogspot.com. O evento é organizado pela Comissão Hospitalar de Mortalidade Materna-Infantil (CHMMI-HGRS) e Comissão de Revisão De Óbito (CRO-HGRS).

Serviço – II Ciclo Hospitalar para a Redução da Mortalidade Materna no HGRS

Data: 27/5/2019

Horário: 7h30 às 13h

Local: auditório 2 do prédio anexo ao hospital

Programação:

7h30 às 8h30 – Credenciamento

8h30 às 10h – Mesa-redonda

“Políticas para a saúde da mulher”, com o coordenador médico do Complexo Materno-Infantil do HGRS, Adson França (ginecologista, doutor em ciências).

“Desafios da obstetrícia no HGRS”, com a supervisora de enfermagem do Complexo Materno-Infantil do HGRS, Márcia Fernandes (enfermeira, mestre em enfermagem, especialista em neonatologia).

“Relatos de experiências com mães acompanhantes da unidade de terapia intensiva neonatal (UTI-Neo) que permaneceram no espaço de convivência em uma maternidade pública”. Condução: Tânia Maria Sousa dos Santos, enfermeira especialista em administração hospitalar, auditora da maternidade Climério de Oliveira (MCO-Ufba).

“Mortalidade materna – perfil epidemiológico hospitalar”, com a presidente da CHMMI-HGRS, Rosangela Rodrigues Lima (enfermeira, membro da CRO-HGRS, especialista em metodologia e docência do ensino superior e em ativação de processos de mudança na formação superior de profissionais em saúde).

10h às 10h30 – Intervalo

10h30 às 11h10 – “Cuidado de enfermeiras às mulheres em situação de abortamento”. Condução: Lorrana Alves Almeida Dantas D’ Andrade (enfermeira do Hospital Português, Unidade Municipal Antônio Carlos Magalhães – Euclides da Cunha/BA; técnica do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Ética/Bioética e Exercício de Enfermagem).

11h10 às 11h50 – “Saúde e Violência: Relato de experiência do Coletivo de Mulheres do Calafate”. Condução: Marta Leiro (assistente social, ativista social, membro do Coletivo de Mulheres do Calafate).

11h50 às 12h30 – Debate

13h – Encerramento

Notícias relacionadas