Equipe de higienização do Cedeba terá palestra com a psicóloga Luiza Helena Mattos

22/05/2019 15:15

Parte da adolescência e juventude de Lúcia Maria da Conceição, 59 anos, foi trabalhando duro como doméstica (passava, arrumava, cuidava de crianças). Foram mais de 14 anos, numa mesma casa, em Periperi (Subúrbio Ferroviário de Salvador), mas esse tempo não foi registrado pelos patrões. Há 21 anos, ela integra a equipe da higienização do Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba), onde esbanja alegria.

Lúcia perdeu o pai aos três anos, e no início da adolescência teve que enfrentar o mundo do trabalho doméstico. A patroa, depois de muitos anos, disse que assinaria a carteira, que ela nunca viu. Apesar da caminhada de sofrimento, é de bem com a vida. No Cedeba, que define como sua família, é muito querida. Embora só estudasse até a primeira série do antigo primário, curte muito o mundo virtual, tem um espírito empreendedor, que impressiona positivamente.

O trabalho de higienização que Lúcia e equipe desenvolvem é muito importante, como avalia a enfermeira Andréa Luiza de Oliveira Nunes Santos, responsável pelo Programa de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde e líder da equipe de higienização e limpeza, do Cedeba. E para comemorar o dia profissional de higienização (16 de maio, mesmo dia do gari), além de cartazes focados no fortalecimento da união e da auto estima da equipe, no próximo dia 30, das 14 às 16 horas, a psicóloga Luiza Helena de Matos, (com um vasto currículo, pós graduada em Drogadependência, atuando nas Obras Sociais Irmã Dulce), fará palestra sobre “A Importância do Cuidado nas Relações no Ambiente Laboral”.

Equipe feminina

No dia dedicado ao profissional de higienização, a equipe que zela pela limpeza e higiene no Cedeba se abraçou e refletiu sobre a importância do seu trabalho. Segundo Andrea Luiza, “é muito importante fortalecer a auto estima dos profissionais, para que entendam que todos somos iguais”. A atividade de higienização na saúde é importantíssima, observa.

Os agradecimentos à equipe – formada só por mulheres – foram registrados num cartaz assinado pela líder, que traz o nome de cada trabalhadora num pequeno coração e, no centro da imagem com um ramalhete de rosas, os parabéns às “meninas incríveis”, pelo cuidado realizado com amor através do nosso Cedeba, merecendo sempre a nossa homenagem e respeito”,

A Palestrante

A psicóloga Luiza Helena Mattos, que fará a palestra no Cedeba, é graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; pós-graduada em drogadependência pelo IGTBa (sob a chancela da Escola Baiana de Medicina); Responsável Técnica de Psicologia das Obras Sociais Irmã Dulce; psicóloga do ambulatório de drogadependência das Obras Sociais Irmã Dulce; psicóloga do SESMET (Serviço Especializado em Medicina do Trabalho) das Obras Sociais Irmã Dulce; psicóloga de Treinamento, nas Obras Sociais Irmã Dulce; psicóloga clínica; Trabalhou no Hospital Santa Mônica, com portadores de sofrimento psíquico de 1996 a 2003. [