Notícias /

Feira Cidadã ajuda a reduzir filas para cirurgias eletivas nos municípios

23/05/2019 15:58

A fila para a realização de cirurgias de catarata e outras cirurgias eletivas de hérnia, histerectomia e vesícula está para ser zerada no município de Cruz das Almas, com a realização, nestas quinta (23) e sexta-feira (24), da Feira Cidadã. O evento promovido pelas Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA) em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) é uma feira itinerante, que oferece também rastreamento do câncer de mama, atendimentos odontológico, oftalmológico, ultrassonografias de abdome total, tireoide, vias urinárias, próstata via abdominal, partes moles e transvaginal, além de eletrocardiograma e raio-X de tórax. O SAC Móvel também está na cidade.

A diretora de Projetos Itinerantes Estratégicos da Sesab, Juscélia Nascimento, informa que a parceria com as Voluntárias Sociais é bastante produtiva. “O objetivo da Sesab é regionalizar os serviços de saúde. A gente aproveita a experiência das Voluntárias Sociais, e leva o serviço para mais perto da população, através da Feira Cidadã. Essa capilaridade é importante e já é um sucesso, desafogando as filas de exames importantes e agora também de cirurgias eletivas”.

A secretária da Sáude de Cruz das Almas, Aline Pires, diz que a fila de cirurgia de catarata, por exemplo, vai ser zerada. “Outro exemplo é a odontologia, onde temos uma demanda reprimida e vamos atender mais de mil pacientes. Na oftalmologia, com a cirurgia de catarata, vamos zerar a fila de mais de duzentas cirurgias. A estimativa é que sejam realizadas mais de 700 cirurgias de catarata, incluindo pacientes de outros municípios. Em relação às cirurgias de hérnia, histerectomia, nós vamos acolher essa população e dar resolutividade”.

Antônio Carlos do Amor Divino tem 64 anos, e marcou a cirurgia de catarata. “Estou gostando da feira, se não fosse o evento eu teria que fazer em Salvador. Eu estou fazendo um tratamento no Hospital do Subúrbio, estava pensando em aproveitar para tratar a catarata também. Mas com essa feira ficou bem mais fácil, vou poder fazer aqui em Cruz das Almas”.

O oftalmologista Ronald da Silva explica as dificuldades para se conseguir fazer a cirurgia por outros meios. “Existem limitações para fazer uma cirurgia de catarata, é preciso ter equipamentos especializados, exames pré-operatórios, honorários médicos, centro cirúrgico, equipe, e tudo isso eleva o custo, que chega a R$ 5 mil reais cada olho. Aqui tudo é oferecido gratuitamente”.

Números da Feira Cidadã

O coordenador das Feiras Cidadãs, Edvaldo Gomes, informa que esta é a 14ª edição. “Já foram realizados mais de 110 mil atendimentos, aqui esperamos atender mais oito mil pessoas. A presidente das Voluntárias Sociais e primeira-dama do estado, Aline Peixoto, percebeu que as pessoas vinham à Feira Cidadã e eram diagnosticadas com a necessidade de algum tipo de cirurgia, então incluímos as cirurgias eletivas na oferta de serviços. São vesícula, hérnia, histerectomia e aqui estamos oferecendo também a vasectomia”.

Edvaldo lembra que, para ser atendido, é preciso apresentar o cartão do SUS, comprovante de residência e documento de identidade. Para os exames de imagem, como Raio-X e ultrassonografia, é necessário apresentar também a requisição médica.

A feira permanece em Cruz das Almas até esta sexta-feira (24), sendo que o serviço de odontologia prossegue até domingo (26), o SAC Móvel abre até sábado, e as cirurgias de catarata e eletivas serão realizadas na próxima semana. As próximas cidades a receberem a Feira Cidadã são Maracás e Candeias.

Secom

 

Notícias relacionadas