Hospital Regional Dantas Bião realiza mais uma captação de córnea

31/05/2019 16:52
hospital dantas biao

A equipe da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do Hospital Regional Dantas Bião realizou ontem (30) mais uma captação de córnea. Monique Carmo, enfermeira da CHIDOTT, explica que a Comissão realiza buscas ativas diariamente nos setores, para reforçar com os profissionais que casos possíveis de doação sejam comunicados imediatamente à comissão e seja iniciado o processo de avaliação e contato com a família.

“Realizamos mais uma captação de córneas no Hospital Regional Dantas Bião. Mais uma família disse sim à vida e ao amor e autorizou uma doação do seu ente querido. Agradecemos aos familiares pelo gesto de solidariedade ao próximo, autorizando a doação”.

Para se tornar um doador de órgãos não é necessário registrar por escrito, mas é importante informar aos familiares o desejo de ser doador, por isso, o contato e os esclarecimentos à família são essenciais para que a autorização seja dada e, desse modo, realizada a captação. “Sabemos que é um momento de dor, respeitamos e buscamos dar o máximo de orientação à família”, pontua a enfermeira.

De acordo com dados da Coordenação do Sistema Estadual de Transplantes (Coset), da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o número de pessoas que resistem a autorizar o transplante de órgãos de parentes, na Bahia, ainda é muito alto. De cada 10 famílias baianas, apenas três autorizam o procedimento após o falecimento do parente, enquanto a fila de quem depende deste procedimento tem crescido nos últimos anos.