Notícias /

Não importa se o riso é real ou estimulado: ambos são benéficos para a saúde

03/06/2019 17:58

Rir é o melhor remédio, máxima bastante antiga, além de continuar bem atual, avançou com a prática do Yoga do Riso, que estimula o riso sem motivo, sem depender de humor e comédia. É um exercício para o corpo com ludicidade, contato visual e brincadeiras. Combina exercícios do riso com os respiratórios do Yoga e baseia-se no fato científico: o corpo não consegue diferenciar risos falsos e reais. Ambos trazem o mesmo beneficio para a saúde.

Diante dos benefícios do riso para a saúde, o Serviço Integrado de Atenção à Saúde do Trabalhador (Siast), do Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba) vem oferecendo oficina de Yoga do Riso uma vez por mês para os servidores. Hoje pela manhã, com a ação itinerante do Projeto Gentileza gera Gentileza -,iniciado em outubro – para divulgar o Sarau da Gentileza que acontece no dia 27 de junho, a líder do Riso, Helena Matos, esteve nos diversos setores praticando exercícios do Yoga do Riso. São situações criadas, como, por exemplo, reencontrar um amigo depois de muitos anos. O abraço forte, o largo e gostoso riso.

COMEÇOU NA ÍNDIA

O yoga do Riso foi desenvolvido pelo médico indiano, Madan Kataria e sua esposa Madhuri Kataria , professora de Yoga. As práticas começaram há 24 anos em Mumbai (Índia). Hoje conta com mais de 10 mil clubes espalhados em mais de 100 países, como destaca Helena Matos (@clubedorisosalvador, @yogadoriso).

Os benefícios do Yoga do Riso são muitos como explica Helena Matos: estimula a liberação de endorfinas, produzindo sensação de bem-estar, tornando o praticante mais alegre. Também reduz o estresse e fortalece o sistema imunológico, protegendo contra doenças e fortalecendo para o combate as já instaladas. Outra vantagem é a melhora da oxigenação do corpo e do cérebro, auxiliando na redução da sensação de cansado. Na vida social, é um grande conector de pessoas, melhorando as relações interpessoais. O riso – pontuou – traz amigos para nossas vidas e nos auxilia a construir relacionamentos verdadeiros. E também traz benefícios para resiliência, ensinando a rir incondicionalmente mesmo em situações difíceis.

 Ascom Cedeba
/Cedeba /riso 2

 

Notícias relacionadas