Notícias /

Capacitação dos Técnicos da Gestão da Informação em Codificação de Causa de Óbito

04/06/2019 14:35

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep), em parceria com o Ministério da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Escola Estadual de Saúde Pública (EESP), está realizando a segunda edição do Curso de Capacitação em Codificação de Causa Básica do Óbito-CID 10. O curso permitirá a descentralização da gestão do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) e a qualificação das informações sobre mortalidade no Estado.

Nesta edição, estão sendo contemplados 180 técnicos distribuídos em seis turmas. O curso acontece na modalidade semipresencial, sendo 32 horas na modalidade à distância e 32 horas presenciais. No período de 04 a 07 de junho, acontece a etapa presencial das duas primeiras turmas (62 alunos), na Escola Estadual de Saúde Pública.

O Curso contempla em suas atividades, a capacitação e a habilitação dos servidores municipais e estaduais para trabalhar com a Codificação da Causa Básica do Óbito; conhecer a Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde 10ª Revisão – CID-10, manusear a CID-10 na codificação das causas de morte; aplicar as regras de seleção da causa básica de morte e padronizar o uso da informação.

 

Notícias relacionadas