Notícias /

Profissionais do Hospital Alayde Costa orientam acompanhantes sobre a rotina hospitalar

07/06/2019 14:41

Profissionais dos setores do Serviço Social e Psicologia do Hospital Alayde Costa (HAC) promoveram nesta sexta-feira (7), mais um encontro com os acompanhantes dos pacientes internados na unidade. Entre os assuntos abordados, a rotina do hospital e a doação de sangue foram destaques na ação.

A assistente social Elinilce Alcântara sinalizou que o histórico de saúde do paciente, o horário de troca de acompanhantes, não sentar no leito do paciente, buscar ajuda da equipe de enfermagem e atentar para a importância do silêncio fazem parte da lista de recomendações passadas pela equipe do hospital.

“Falamos sobre horário de visita, horário de troca de acompanhante, vestuário, alimentação, higiene, relatórios, atestados, comportamento no ambiente hospitalar e ainda a importância da doação de sangue. Foi um momento de troca de conhecimentos e da escuta, onde também esclarecemos dúvidas dos acompanhantes, afinal, é um ambiente novo e diferente do dia a dia deles”, esclareceu Elinilce Alcântara.

A psicóloga do HAC, Juliana Trindade, destacou que o acompanhante tem papel fundamental na recuperação do enfermo. “Quando suas dúvidas são sanadas, a garantia da assistência prestada no hospital se estende para o cuidado em casa, evitando, assim, reinternações”, explicou. Os encontros acontecem a cada 15 dias com duração em média de 1 hora.

Maria do Amparo está acompanhando sua mãe na unidade. Ela ficou contente com o momento. “Achei muito interessante esse encontro porque ficamos informados de como proceder dentro do hospital, tiramos dúvidas que nos ajudaram a cuidar do nosso familiar”.