Notícias /

O Mutirão de Cirurgias começou hoje em São Sebastião do Passé

10/06/2019 19:02

Nesta segunda-feira (10) começaram as cirurgias de vesícula, mioma e hérnias, em São Sebastião do Passé. Os procedimentos estão sendo realizados no Hospital Dr. Albino Leitão, e os pacientes foram encaminhados para a realização dos procedimentos após passarem pela triagem do Mutirão de Cirurgias. A iniciativa integra a Feira Cidadã, promovida pelas Voluntárias Sociais e a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

Neste primeiro dia foram 14 cirurgias e, até o dia 18 de junho, a meta é realizar aproximadamente 200 procedimentos cirúrgicos. O Mutirão de Cirurgias oferece: cirurgias de hérnias (umbilical, inguinal, epigástrica), histerectomia, colecistectomia. Quem tiver o indicativo para um desses procedimentos, é só levar todos os exames pré-operatórios, que sairá de lá com a cirurgia agendada.

Feira Cidadã: A Feira Cidadã visa levar serviços de saúde e social para a população dos 417 municípios do Estado, como a retirada da segunda via da carteira de identidade. Já os serviços de saúde incluem: mamografia; atendimento odontológico; consulta com oftalmologista; triagem para cirurgia de catarata com doação dos óculos; ultrassonografias de mama, abdome total, tireoide, vias urinárias, próstata via abdominal, partes moles e transvaginal; eletrocardiograma; raio-X de tórax.

Por ocasião da Feira, o município também disponibiliza serviços para a população, como orientação nutricional, teste rápido, preventivo, aferição de pressão arterial, glicemia, imunização, dentre outros.

Para serem atendidos, todos os pacientes devem levar carteira de identidade, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência.

 Fonte: Ascom VSB

 

Notícias relacionadas