Cican completa 45 anos de funcionamento

14/06/2019 16:41

A inauguração do Projeto “Estante da Leitura” e a entrega da requalificação de um dos ambulatórios da unidade, marcaram, nesta quarta-feira, 12 de junho, o aniversário de 45 anos de funcionamento do Centro Estadual de Oncologia (Cican). Unidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), o Cican foi inaugurado em 12 de junho de 1992. Anteriormente funcionava no Rio Vermelho, tinha o nome de Centro Integrado de Controle do Câncer e só atendia mulheres, portadoras de câncer ginecológico.

Com a inauguração das novas instalações, o Cican, que passou a funcionar na Avenida Vasco da Gama, ampliou o atendimento para outras especialidades dentro da oncologia, realizando exames para detecção precoce dos diversos tipos de câncer, promovendo tratamentos quimioterápicos e atendimentos diagnósticos e terapêuticos em seu hospital/dia, realizando cirurgias de pequeno e médio porte.

Hoje, em 2019, o Cican vive uma outra realidade, ampliando os serviços de atendimento à população da Bahia. Está em construção e implantação do serviço de radioterapia com braquiterapia. Com o investimento de aproximadamente R$ 8,2 milhões entre obras e equipamentos. Este serviço deverá estar concluído no primeiro semestre de 2020.

De acordo com o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, o serviço de radioterapia com braquiterapia do Cican, será muito importante para o tratamento de pacientes oncológicos. “O serviço de radioterapia com braquiterapia será de extrema importância, visto que a estimativa é de atender mais de mil pacientes por mês, contemplando cerca de 200 municípios”, afirma Vilas-Boas.

O titular da pasta da Saúde ressalta ainda que “o SUS vem ofertando o que a medicina dispõe de mais moderno para diagnosticar e tratar precocemente os diversos tipos de câncer, seja na capital ou no interior, por isso, estão em construção novas unidades de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) em Juazeiro, Barreiras, Irecê e Porto Seguro”, afirmou.

Atualmente o Cican oferece atendimento em ginecologia, mastologia, oncologia clínica, urologia, dermatologia, proctologia, anestesiologia, terapia da dor (algologia) e cirurgia geral. Além disso, a população conta com assistência em odontologia, psicologia, enfermagem e serviço social, bem como procedimentos diagnósticos para todo tipo de câncer, principalmente para o de próstata (biopsia guiadas por ultrassom) e o de mama (cory biopsy – tecnologia avançada para o diagnóstico de câncer).