Até o dia 3 de julho estão abertas as inscrições para o Seminário Estadual de Doenças de Chagas em Barreiras

17/06/2019 14:19

Estão abertas as inscrições para o Seminário Estadual de Doenças de Chagas, que ocorrerá em Barreiras, no Instituto Federal da Bahia (IFBA), no período de 9 a 11 de julho, com o objetivo de discutir estratégias conjuntas para o fortalecimento das ações de vigilância, assistência e controle vetorial.

Os interessados podem se inscrever gratuitamente no link até o dia 3 de julho. Já as inscrições dos trabalhos a serem apresentados durante o evento vão ocorrer entre os dias 10 e 28 de junho. Mas, o interesse em submeter trabalhos deve ser registrado durante a inscrição no evento, pois os candidatos receberão as normas para submissão de trabalhos via e-mail.

De acordo com o coordenador de Doenças de Transmissão Vetorial (CDTV), Gabriel Muricy, a Bahia possui 97 municípios classificados como de alto risco para transmissão vetorial da doença de Chagas, que é causada por um inseto, popularmente conhecido como Barbeiro. Ele acrescenta que a taxa de mortalidade pela doença no estado é a quarta maior no país, com média anual de 624 óbitos. Gabriel ainda ressalta que, dos 97 municípios, 37 fazem parte do território do Núcleo Regional de Saúde Oeste.

O seminário vai apresentar o cenário epidemiológico da Doença de Chagas na Bahia, capacitar e atualizar equipes de saúde do Estado (regionais) e municípios prioritários sobre as ações de prevenção e controle da Doença de Chagas. Além disso, serão apresentadas experiências exitosas ocorridas dentro do programa, com a participação das Secretarias de Saúde dos Estados de Goiás e Pernambuco, que são referências no programa, além da referência técnica em cardiologia do Laboratório de Pesquisa Clínica em doença de Chagas (Instituto Nacional de Infectologia – INI / FIOCRUZ).

O público-alvo para o seminário é formado por técnicos de referência do Programa de Controle da Doença de Chagas das regionais e municípios prioritários. Também devem participar pesquisadores vinculados às instituições públicas de ensino e pesquisa do Estado da Bahia, que desenvolvem pesquisa, ensino ou extensão sobre Doença de Chagas.

Clique aqui e inscreva-se.