Abertas as inscrições para o Curso de Atualização e Capacitação em Asma Grave

18/06/2019 16:35

Estão abertas as inscrições para o Curso de Atualização e Capacitação em Asma Grave, promovido pela Universidade Federal da Bahia, através do Programa para o Controle da Asma (ProAR). O curso será no dia 20 de julho, às 8h, no Auditório do Instituto de Ciências da Saúde. O evento é voltado para médicos constará de dois módulos: Teórico e Prático. Os participantes que completarem o módulo teórico estarão aptos para cursar o módulo prático no ProAR. A atividade é baseada na Global Strategy for Asthma Management and Prevention – GINA (2018).

As inscrições podem ser feitas gratuitas pelo e-mail: capacitacaoproar@gmail.com (Enviar nome completo, telefone, profissão, número do conselho de classe, especialidade e instituição). Para mais informações, entre em contato pelos telefones: (71) 3013-8461 / 998215-3035.

A capacitação constará de 1 Módulo teórico com 8 horas de duração e 1 Módulo prático com 30 dias de duração, a cada quadrimestre. Os módulos teóricos atenderão turmas de até 50 pessoas; os módulos práticos serão desenvolvidos na Central de Referência do ProAR para pequenos grupos (prática em exercício), em acordo com a disponibilidade do participante e da instituição.

As atividades teóricas e demonstrativas terão carga horária mínima de 8 horas; serão ministradas no início do período de treinamento pela equipe do ProAR, 1 vez a cada trimestre.

Os indivíduos submetidos a primeira etapa teórica, passarão a desenvolver atividades de capacitação e treinamento em serviço na Central ambulatorial de referência do ProAR -UFBA, com carga horária total de 40 horas subdivididas em: atendimento ambulatorial de asmáticos graves com discussão de casos; observação das consultas farmacêuticas; observação da dinâmica de consultas de enfermagem; participação nas sessões clínicas semanais; participação das sessões de educação para saúde para pacientes e familiares; técnicas de realização de espirometrias e interpretação de resultados.

Fonte: ProAR
/doenças/ asma/asma grave curso