Notícias /

Sanfona, zabumba e triângulo; forró nas UTIs do HGRS será nesta quarta, 19

18/06/2019 14:46

Os pacientes internados nas unidades de terapia intensiva (UTIs) do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) receberão, na manhã desta quarta-feira (19), a visita do cardiologista Cássio Leandro de Oliveira e um trio nordestino formado por outros profissionais da área da saúde, que, juntos, tocarão sanfona, zabumba e triângulo. Trata-se do ‘Forró nas UTIs’, que está programado para ter início às 9h, na UTI 2 (localizada no primeiro andar do edifício principal).

O grupo irá animar, ainda, os pacientes das unidades de neurologia, pediatria, cardiovascular, cirurgia e UTI geral. A ideia, de acordo com Cássio Leandro, é transformar o ambiente hospitalar em um cenário de festa de São João. “Queremos modificar a ideia fixa de que o hospital tem sempre a mesma cor e as pessoas vestidas do mesmo jeito. A interação entre a equipe e os pacientes é outro objetivo importante, já que nos comprometemos não apenas com a saúde, mas, também, com a alegria deles”, conta o cardiologista, que é plantonista do Hospital Roberto Santos.

Na avaliação do diretor-geral do HGRS, o anestesiologista José Admirço Lima Filho, ações como o ‘Forró nas UTIs’ fazem toda a diferença na recuperação dos pacientes. “Como médico anestesista, eu costumo observar que o que mais dói é a alma e não o corpo. Quando o paciente está sedado, já não há mais dor, pois está inconsciente. Então, nosso dever enquanto equipe que prioriza a humanização do atendimento, é oferecer possibilidades de desospitalização para alegrar o espírito deles. Por isso, a ludicidade precisa estar mais presente em locais críticos, como UTIs e pediatria”, detalha.

Além do ‘Forró nas UTIs’, o Hospital Geral Roberto Santos conta com a ‘Visita Cantada’ e a ‘Oficina de Música’, projetos de assistentes sociais, psicólogos e membros do Serviço Integrado de Atenção à Saúde do Trabalhador (Siast-HGRS). Pacientes e funcionários também assistem, ao longo do ano, a apresentações de artistas convidados, a exemplo da banda Didá, Olodum Mirim, Pierre Onassis e da dupla André & Mauro.

 

Notícias relacionadas