Notícias /

Pronto-atendimento: menina é internada na UPA de São Caetano sem conseguir urinar e equipe ganha elogios pelo acolhimento

19/06/2019 10:06

Com apenas 19 anos, J.R. é uma menina sorridente, alegre e há um ano busca um diagnóstico para um problema incomum: ela não consegue urinar sem o auxílio de uma sonda. Com exames laboratoriais e de imagem sem alteração, ela perambulou por inúmeros postos de saúde e hospitais da capital, sendo internada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São Caetano, que é administrada pela Fundação da Associação Bahiana de Medicina (Fabameb), na última semana.

Médicos, enfermeiros, técnicos e corpo administrativo se sensibilizaram com o caso. “A ressonância magnética dos rins, abdome total e coluna, bem como os exames laboratoriais feitos na unidade não indicam alterações, o que requer uma investigação diferenciada a que foi submetida anteriormente. E foi isso que fizemos”, comenta a diretora da UPA de São Caetano, Cláudia Carvalho.

A equipe da UPA é formada por 84 profissionais que atuam no atendimento de urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto, derrame, dentre outros. No caso de J.R., a equipe utilizou um cateter para eliminar a diurese retida no corpo da paciente e passou a contactar especialistas de outras unidades. “A unidade que melhor se enquadrava no perfil da paciente era o Hospital das Clínicas, visto que a suspeita é de um problema reumatológico”, aponta Carvalho.

Na carta redigida a equipe, a mãe de J.R. destaca que “o atendimento dispensado a minha pessoa e da minha filha foi regado de muito amor, compromisso, dedicação, carinho, responsabilidade, atenção, compreensão e solidariedade. Considero um serviço de excelência em saúde oferecido nesta unidade”, diz

De acordo com o superintendente da Fabamed, José Saturnino Rodrigues, o foco da equipe sempre é o acolhimento humanizado e a resolutividade. “Entendemos que a população tem que receber bons serviços sempre e a nossa equipe busca a excelência e o aperfeiçoamento contínuo ”, ressalta o superintendente.

Estrutura

A UPA 24 horas tipo 1 conta com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Além disso, a unidade presta o primeiro atendimento aos casos de natureza cirúrgica e de trauma, estabilizando os pacientes e realizando a investigação diagnóstica inicial, de modo a definir, em todos os casos, a necessidade ou não de encaminhamento aos serviços hospitalares de maior complexidade.