Notícias /

Secretaria da Saúde do Estado distribuirá 1 milhão de camisinhas durante o São João

21/06/2019 09:03

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) distribuirá cerca de 1 milhão de preservativos entre os dias 20 e 30 de junho, bem como realizará testes rápidos para detecção de hepatites virais, HIV e sífilis.

A ação “CAMISINHA TÁ NA MÃO”, promovida Sesab, tem como objetivo principal alertar milhões de baianos e turistas sobre a importância da prevenção a fim de evitar ISTs. Quem vai curtir os festejos juninos em Cruz das Almas, Santo Antônio de Jesus, Amargosa, Cachoeira e Eunápolis poderá retirar preservativos nos pontos de distribuição localizados nas praças e entrada das festas. O público ainda contará com um diferencial: acesso a uma rede sem fio de alta velocidade.

Promotores estarão nas ruas próximas aos eventos, que utilizarão uma mochila que compartilha Wi-fi gratuitamente. Com velocidade cerca de 10x maior que a atual rede 4G, a mochila compartilha a conexão com até 300 usuários, com um alcance de 50 metros de raio. Os usuários acessam a rede, fornecem seus dados básicos e já estão usufruindo da internet de alta velocidade. Cada mochila tem autonomia de 5 horas e pode ser recarregada na rede elétrica.

De acordo com a coordenadora do Programa Estadual de IST/Aids, Maria Aparecida Figueiredo, testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e hepatites virais serão realizados durante o São João nos municípios de Eunápolis e Amargosa. “Além dos testes, faremos aconselhamento e encaminhamento para tratamento no caso de testes positivos”, afirma.

O secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, destaca que mesmo com o avanço no tratamento da Aids, é necessário que todos fiquem atentos para a prevenção e façam exames regularmente para evitar a transmissão para seus parceiros e “Acreditamos que essa é uma ação fundamental no São João para chamar a atenção de todos para que tenham relações de forma segura”, afirma Vilas-Boas.

Notícias relacionadas