Notícias /

Hospital Regional de Juazeiro inicia Campanha de Prevenção e Conscientização do câncer de cabeça e pescoço

25/06/2019 11:58

O Hospital Regional de Juazeiro deu início à Campanha de Prevenção e Conscientização do câncer de cabeça e pescoço (CP) com o objetivo de orientar e alertar a população. No mês de julho, o hospital realiza diversas atividades para debater sobre esse tema, além de fornecer atendimento à população com o intuito de realizar diagnóstico precoce desse tipo de patologia, e tratamento com a realização de cirurgias, quando indicado.

A especialista em cirurgia de CP da unidade, Cibele Coelho, informa que a campanha faz um alerta que é importante procurar um médico se a pessoa apresentar os seguintes sintomas: ferida na boca que não melhora em três semanas; nódulos no pescoço que não regridem em 21 dias; dificuldade para comer, engasgos e perda de peso; alteração da voz, rouquidão por mais de 21 dias e falta de ar; obstrução e sangramento nasal; alteração da simetria da face devido ao crescimento de massas tumorais e lesões de pele.

O câncer de CP abrange um grupo de doenças malignas que surgem, em sua maioria, nas superfícies mucosas do trato aerodigestivo superior, incluindo a cavidade oral, a faringe, laringe, cavidades nasais e seios paranasais, além dos tumores das glândulas salivares, tireoide e pele.

É o sexto câncer mais comum em todo o mundo, com aproximadamente 600.000 novos casos diagnosticados a cada ano nos Estados Unidos da América. No Brasil, para o ano de 2016, houve uma estimativa para 11.140 novos casos para câncer de boca e orofaringe em homens e 4.350 em mulheres. Caso não seja considerado os cânceres de pele não melanoma, esses tumores são considerados a quinta neoplasia mais frequente na região nordeste (6,86/100 mil) em homens e a nona em mulheres (4,11/100 mil).

Em torno de 75% dos cânceres de CP são atribuíveis a uma combinação de cigarro e álcool, evidencias epidemiológicas mostram um sinergismo entre ambos os fatores, aumentando em 50 % o risco de câncer. O câncer orofaringe também pode ser causado pelo vírus HPV, principalmente nos jovens.

Medidas que podem ajudar na prevenção: evitar bebidas alcoólicas; não fumar; não fazer sexo oral sem preservativos; adotar uma alimentação saudável e realizar higiene oral diária.

Confira a programação de Julho no Hospital Regional de Juazeiro: dia 1° será realizado uma reunião acadêmica com os profissionais de saúde e estudantes da instituição; dia 13 de julho acontecerá mutirão de atendimento à população voltado para diagnóstico de câncer de CP; dia 18 acontece um mutirão de exames para diagnóstico de câncer de CP e dia 23 encerramento das atividades com a realização de uma mesa redonda abordando dois casos clínicos para debates entre os profissionais.

 

Notícias relacionadas