Quando o assunto é a prevenção contra a Aids e demais Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), tais como sífilis e hepatites B e C, o São João da Bahia é exemplar. Mais de 1 milhão de preservativos foram distribuídos pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) nos municípios de Santo Antônio de Jesus, Cachoeira, Cruz das Almas, Amargosa e Eunápolis entre os dias 20 e 30 de junho, revertendo, ainda que momentaneamente, um cenário nacional onde apenas 50% das pessoas usam camisinha nas relações ocasionais.
De acordo com a coordenadora do Programa Estadual de IST/Aids da Sesab, Maria Aparecida Rodrigues, o planejamento buscou facilitar o acesso de baianos e turistas aos preservativos. “Realizamos ações em municípios com um grande fluxo de pessoas, bem como montamos stands em Amargosa e Eunápolis, possibilitando intensificar a ação educativa e a realização de testes rápidos para identificar iSTs”, destaca Maria Aparecida.
A coordenadora ressalta ainda ainda que os testes rápidos para sífilis e hepatites B e C são de triagem, ou seja, são necessários exames confirmatórios.
Repetindo a ação do carnaval, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) disponibilizou internet sem fio de alta velocidade nos locais de distribuição de preservativos. Promotores nas principais ruas e avenidas dos municípios utilizaram uma mochila que compartilha Wi-fi gratuitamente.
Com velocidade cerca de 10x maior que a atual rede 4G, a mochila compartilha a conexão com até 300 usuários, com um alcance de 50 metros de raio. Os usuários acessam a rede, fornecem seus dados básicos e já estão usufruindo da internet de alta velocidade. Cada mochila tem autonomia de 5 horas e pode ser recarregada na rede elétrica.
25/06/2019 11:57
21/06/2019 09:03
18/06/2019 17:02